Ex beneficiário do Aracaju Bolsa Atleta defende mestrado sobre desportistas do programa

Juventude e Esporte
03/07/2015 17h37

Os bons frutos plantados pelo programa Aracaju Bolsa Atleta estão extrapolando as barreiras e começam a sair das arenas de competições para se transformar em objeto de estudos acadêmicos. Na manhã desta quinta-feira, 2, o ex beneficiário do programa e atleta do tênis de mesa, Marcos Vinicius, defendeu sua  dissertação para a banca de professores da Universidade Federal de Sergipe. O Aracaju Bolsa Atleta é um programa da Prefeitura de Aracaju, administrado pela Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp).

Com o tema ‘Efeito de uma intervenção nutricional sobre ingestão dietética, composição corporal e conhecimento em nutrição de atletas beneficiários do programa Aracaju Bolsa Atleta, do município de Aracaju/Se’, o estudioso foi aprovado com maestria recebendo muitos elogios da banca avaliadora. O coordenador do programa e diretor de Planejamento da Sejesp, Jônatas Borba, assistiu toda a apresentação.

“Foram quase 4 anos de estudo e finalmente a notícia da aprovação demonstra que o Aracaju Bolsa Atleta está contribuindo com a nova fase na minha vida. Nos tempos de bolsista conquistei os títulos de bicampeão sergipano e ano passado assumi a liderança do ranking brasileiro. Por conta dos estudos, este ano resolvi disputar apenas o sergipano e aproveitar para aplicar os conhecimentos da faculdade, fazendo estudo da alimentação dos atuais contemplados e defendendo a tese, que pretendo publicar em revista de circulação internacional", ressaltou o Mestre em Nutrição Esportiva, Marcos Vinicius.

Vibrante com a nova conquista do ex bolsista, o coordenador do programa e diretor de planejamento da Sejesp assistiu atentamente toda a explanação e sabatina que Marcos Vinicius passou até ser aprovado. “Marcos Vinicius foi nosso bolsista por três anos e juntamente nesse período ele aproveitou para aplicar seus estudos enquanto dividia com sua carreira promissora de atleta. Estou muito feliz e espero que ele sirva de exemplo para outras pessoas”, afirmou Jônatas Borba.

Dia-a-dia

A carreira de Marcos no tênis de mesa começou aos 12 anos e de lá pra cá o estilo paciente e perseverante faz parte da rotina dele. Hoje com 25 anos continua nas competições liderando no ranking sergipano na categoria absoluto. Já no trabalho, o Mestre em nutrição esportiva atende em consultório e leciona no curso de nutrição na Universidade Tiradentes (Unit).

"Marcos é uma prova de determinação e perseverança. Desde que apresentou a ideia na nossa clínica e ingressou no mestrado, vem analisando os resultados dos desportistas do Aracaju Bolsa Atleta. Através  do programa de extensão trouxe atletas de diversas modalidades para receber orientação nutricional, fazendo parte dos estudos que foram apresentados por Marcos, agora aprovado em nutrição esportiva" concluiu Raquel Simões, professora e orientadora do programa de mestrado da UFS.