Mirante recebe exposição Grafismos Indígena

Cultura
03/07/2015 17h46

Mandalas, telas, esculturas, tecidos e móveis evidenciam a beleza dos grafismos indígenas reproduzidos pela artista plástica Madhu. A mostra intitulada "Fascinantes Grafismos: incursão peculiar" é promovida pela Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA), por meio do Mirante da 13 de Julho. Aberto na noite de ontem, 02, na unidade da Funcaju, o lançamento reuniu artistas, pesquisadores e amantes da arte moderna.

Pela primeira vez expondo em Aracaju, a mostra que nasceu de uma pesquisa realizada pela artista, é uma releitura dos desenhos feitos pelos índios de diferentes tribos que habitam no Brasil, aplicadas em diferentes peças. Há 15 anos estudando os povos indígenas, Madhu explica que o objetivo da exposição é desmistificar os conceitos quanto a capacidade dos índios.

"A ideia é enaltecer a cultura indígena, mostrando que os índios não são povos primitivos, como muito se fala. Mas sim, pessoas que, assim como nós, tem a capacidade de criar e desenvolver através de sua arte, diferentes elementos encontrados na natureza", falou.

Encantada com as peças, a professora Suely Nielsen ressaltou a importância do trabalho sugerindo que o mesmo seja levado para dentro das escolas, já que os grafismos são nada mais que geometria. "Achei todas as peças lindas, mas os blocos feitos com caixas de papelão me chamaram atenção pela possibilidade de trabalhar a matemática de uma forma lúdica dentro da sala de aula", reforçou.

Ao todo 20 peças estão expostas no Mirante, incluindo textos explicativos sobre o trabalho da artista e os diversos povos indígenas que habitam no país e uma escultura apropriada para selfie. "Fiz uma escultura, que simboliza um cocar, para que o visitante possa tirar fotos", completou.

A exposição segue até o dia 15 de julho e é aberta ao público.

Parceria 

O Mirante da 13 de Julho é um espaço dedicado a propagação da cultura e arte. A unidade da Funcaju abriga anualmente 26 exposições, de artistas novos e consagrados, abrindo espaço para os demais municípios sergipanos mostrar suas respectivas histórias, através do projeto Conhecendo Sergipe.