Alimentos arrecadados na Ressaca do Forró Caju começam a ser distribuídos

Assistência Social e Cidadania
22/07/2015 18h25

Depois do grande sucesso da Ressaca do Forró Caju, evento realizado pela Secretaria Municipal da Família e Ação Social (Semfas), incentivado pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), que aconteceu na última sexta-feira, 17, na Orla de Atalaia, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), começa a entregar às instituições assistidas pela Semfas, as 14 toneladas de gêneros alimentícios arrecadados com a festa.

Na tarde desta quarta-feira, 22, as primeiras entregas começaram a ser feitas. A primeira parada foi na secretaria da Paróquia São José Operário, que através da Pastoral Social da Igreja, realiza um trabalho solidário com as famílias carentes do conjunto Castelo Branco. "Nós temos famílias cadastradas que recebem esses alimentos. Geralmente as doações são pequenas, e para nós estarmos recebendo esse montante é bastante gratificante, são muito bem vindos", diz com gratidão a secretária da paróquia, Elenildes Gomes.

O Instituto Lourival Fontes também foi uma das entidades beneficiadas com os alimentos. São atendidos pela instituição, jovens com necessidades especiais, que fazem oficinas de artes em geral como desenho e pintura, além de outras aulas. "Essa doação da prefeitura é muito importante para a instituição, pois temos crianças que fazem as refeições aqui, como também ajudamos as mães dos alunos assistidos, muitas delas são as responsáveis pelas despesas domésticas, e solidarizamos com elas, repartindo também os alimentos que recebemos, para que elas possam oferecer também em casa, alimentação aos seus filhos", destaca Ana Lúcia Santana, presidente da instituição.

Há doze anos a frente do Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (SAME), entidade que cuida de 60 idosos da capital, o diácono Antônio Costa Almeida, só tem a agradecer os alimentos angariados pela Ressaca do Forró. "A prefeitura sempre foi parceira do SAME, e é uma parceria indispensável para que possamos manter os bons serviços oferecidos e que a casa procura prestar a sua coletividade. Através da Semfas nós temos essa parceria, os idosos que nós acolhemos são da cidade de Aracaju, o que de certa maneira essa ajuda tem se tornado de grande responsabilidade pela prefeitura e em especial pela Secretaria da Família e Ação Social", agradece o diácono.

A última entidade visitada nesta primeira etapa da distribuição de alimentos foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que atende 186 pessoas portadoras de necessidades especiais, como também presta assistência às famílias destas, e depende de doações para manter aberta a instituição. "é importante esta doação da prefeitura, e espero poder contar cada vez mais com ações como esta para que essas pessoas não venham a sofrer com a falta desses alimentos", comemora Max Santos Guimarães, presidente da Apae.

Além dessas quatro entidades beneficiadas, outras sete estarão recebendo os alimentos, são elas a Casa Maternal Amélia Leite, Creche Ação Solidária Almir do Picolé, Igreja Nossa Senhora da Luz, Ministério Integrar, Paróquia Sagrada Família, União Espírita Sergipana e Igreja Santa Cruz. Além dessas instituições, outros alimentos também deverão ser atendidas algumas famílias do bairro Coqueiral, que perderam parte dos bens com as últimas chuvas.