Saúde do Homem promove ação na USF Francisco Fonseca

Saúde
27/07/2015 14h05

A manhã desta segunda-feira, 27, foi marcada por ações de cuidados relacionado à saúde dos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, no bairro 18 do Forte. Foi realizada uma palestra educativa e ofertados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, além de vacinação contra Hepatite e Tétano. A iniciativa partiu da parceria entre o Programa Municipal de Saúde do Homem, Unidade de Saúde da Família (USF), Francisco Fonseca, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A realização dos procedimentos ficou por conta dos alunos do sétimo período do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a supervisão das professoras da disciplina de enfermagem em saúde pública, Cristiane Góis e Leila Gonçalves. “Fomos mais uma vez convidados pela equipe da unidade para esta atividade referente ao Dia Nacional de Combate a Hepatite, celebrado amanhã, 28, fortalecendo essa parceria e promovendo ações de saúde para a população. Saímos daqui com alunos mais experientes e a população satisfeita”, afirmou Cristiane.

Segundo a gerente da unidade, Jiolinda Tavares, os estudantes, são envolvidos em todas as ações desenvolvidas cotidianamente, participando da aplicação prática do que aprendem em sala de aula.

O estudante Jones de Carvalho já participou de outras atividades na rotina de procedimentos da unidade e afirma que é muito bom já poder ter contato com a realidade de trabalho que terão após a graduação. “Fico muito feliz em não somente adquirir conhecimento técnico, como também colaborar para o desenvolvimento das ações de educação em saúde realizadas pela unidade. Como estudamos em uma instituição pública esta é também uma forma de darmos um retorno à população”, ressaltou.

O motorista, Olávio Lopes Ferreira, de 55 anos, disse ter ficado sabendo da ação pela irmã e logo compareceu até a USF para cuidar da saúde. “Procuro ter todos os cuidados necessários para manter a saúde em dia, para evitar problemas no futuro, por isso venho sempre a unidade, além de praticar esportes”, pontuou.