Emsurb busca melhorias paras as feiras livres

Serviços Urbanos
28/07/2015 17h45

"Nós estamos aqui para trabalhar juntos", foi assim que o Presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edvaldo Fernandes, recebeu na tarde desta terça-feira, 28, o coordenador da Associação dos Camelôs e Feirantes de Aracaju, André Camelô, e a equipe técnica do órgão municipal.

De acordo com Edvaldo, o objetivo da reunião é deixar claro que a prefeitura está disposta a escutar e a atender todas as demandas dos feirantes. "Com a padronização das feiras livres, vamos manter o diálogo com os feirantes para tentar ajudá-los nessa nova fase. Através dessa reunião estamos mostrando que a Emsurb está sempre disponível para escutar à população, principalmente os feirantes. O prefeito sempre orienta que a gente não deve se afastar da população e temos que nos unir para que o projeto dê certo", explica.

O presidente ainda acredita que com essa metodologia de dialogar com os feirantes será uma maneira para chegar a um denominador comum. "O representante dos feirantes irá discutir ainda com a equipe técnica da Emsurb as demandas, pois o tripé formando pela PMA, feirantes e concessionária não pode ter interesses antagônicos", diz.

Já o representante dos feirantes, André Camelô, agradece a receptividade da Emsurb e traz uma demanda dos feirantes. "A Emsurb abriu as portas para conversar e descobrir o que é o melhor para os feirantes, para a concessionária e para a própria Emsurb. Ainda teremos mais reuniões para chegar ao denominador comum, incluindo no Kit (avental, luvas, máscara, crachá e lona) no valor de R$150, que os feirantes estão se queixando pelo valor e queremos que isso seja repensado", comenta.

Dignidade

Fazer com que a população se sinta satisfeita através da padronização em boas qualidades de trabalho é o que ainda ressalta o presidente interino. " Os feirantes dependem disso para sua sobrevivência e está muito mais que claro, que a proposta da PMA é dá dignidade aos feirantes, pois está sendo ofertado um lugar higienizado, com estrutura nova, equipamentos adequados e, com isso, vai chamar a clientela para a feira e todos lucram com isso". Edvaldo ainda enfatiza que "com uma mudança de hábito e costume, sempre há uma resistência, não por ser ruim, mas por ser uma coisa nova para alguns. Já está comprovado que a população está satisfeita com a padronização", finaliza.

Concessionária

A PMA, através da Emsurb, fez um processo licitatório de concessão, através de uma lei municipal existente para isso - de concessão de espaço público para a prática de feiras livres -, onde a concessionária Cotinguiba Serviço Ltda venceu o processo e está gerenciando as feiras para fazer a padronização.