Atendentes das Unidades de Saúde recebem capacitação

Saúde
29/07/2015 14h32

Na manhã desta quarta-feira, 29, teve início o novo projeto da Saúde de Aracaju. Hoje e amanhã, cerca de 200 profissionais responsáveis pelo atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF) participam de uma capacitação ministrada pela técnica da Ouvidoria, Rosana dos Anjos, para melhorar o atendimento oferecido à população. A iniciativa é da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Pardo, esta ação foi motivada pelo levantamento realizado no primeiro trimestre deste ano, onde 95% dos usuários reclamaram da situação do atendimento nas USFs. “Nosso maior objetivo com esse acolhimento pedagógico é conscientizá-los que precisam oferecer ao usuário um atendimento humanizado, levando um serviço menos mecânico e processual ao usuário”, pontuou.

Ainda segundo ela, na próxima semana, a capacitação será realizada para os atendentes dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps), dos Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) e Hospitais Municipais de pequeno porte. “Estaremos fazendo uma nova avaliação daqui a três meses para acompanhar os resultados das ações”, informou.

A assessora técnica da Fundat, Lurdes Felizardo, diz que essa parceria se firma mediante a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para melhora no atendimento dos usuários. “Hoje estamos participando da primeira ação que a SMS está oferecendo aos seus colaboradores, o que certamente contribuirá para definir as estratégias que serão adotadas”, destacou.

A atendente de farmácia na USF Geraldo Magela, Maria dos Santos, afirmou que esta capacitação é extremamente importante para otimizar o trabalho desenvolvido, e com isso, ganha o trabalhador, que estará munido de habilidades, como também o usuário, que terá um atendimento com maior qualidade. Segundo o atendente da USF Hugo Gurgel, Walisson de Azevedo, esta foi uma experiência enriquecedora. “Estamos desfrutando da oportunidade de interagir com nossos colegas, saber da realidade de cada um em seu ambiente de trabalho expondo suas dificuldades e buscando resolvê-las”, ressaltou.