Preservação do patrimônio material e imaterial é tema de palestra no Seminário Nacional em Folclore

Cultura
29/07/2015 15h58

Com uma diversidade em temas e discussões voltadas para a preservação do patrimônio e a disseminação da diversidade da cultura popular, o VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore teve como primeiro palestrante o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Lucilo Varejão Filho.

Professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Letras, Lucilo apresentou a Conferência: do trato para a preservação do patrimônio material e imaterial, em Olinda, frente aos interessados da espetacularização do carnaval.

A palestra, que evidenciou as dificuldades em preservar um dos patrimônios da humanidade mais visitados do país, trouxe à tona aspectos importantes sobre a festa mais famosa de Pernambuco, o carnaval de Olinda. Lucilo explica que a preservação vai além da proteção aos casarões e prédios tombados, a preservação ao patrimônio engloba também a conscientização da população que vive e visita a cidade.

“Quem vai à Olinda, vai na certeza de que a programação cultural se limita ao carnaval. O visitante desconhece que desenvolvemos, durante todo o ano, uma programação diversa que inclui a lavagem das escadarias do Bomfim, festival de cinema pernambucano, corrida de bonecos gigantes, noite dos tambores silenciosos e a Fenarte, que é a feira que reúne todos os artesãos do nordeste. Nosso objetivo não é só proteger o patrimônio, mas é despertar também na população o amor por aquilo que é dela, é a cultura que pertence a ela”, falou.

É baseada nesse sentimento de pertencimento que a pernambucana Juliane Carvalho faz questão de manter a cultura de seu estado viva. Residindo em Aracaju há mais de 10 anos, ela disse que aprendeu desde pequena a preservar as tradições que vem do seu povo.

“Quando criança eu ia acompanhada de meus pais para ver os desfiles das agremiações em Olinda, a feirinha de artesanato localizada na Boa Viagem, eu cresci sabendo que aquela cultura é um pouco de mim e, mesmo residindo aqui há tanto tempo, eu me emociono ao ver coisas da minha cidade”, disse.

Durante a palestra do professor Lucilo, exibiu um vídeo mostrando as riquezas de Olinda. A museóloga Janaina Couvo explicou que em Aracaju há uma manifestação bem semelhante ao carnaval de Olinda, que são os festejos juninos da capital, realizados entre os mercados municipais.

“Aracaju não é diferente de outras cidades, nós vivemos situações bem parecidas, tanto na questão da realização dos eventos culturais quanto ao local. Aqui nós também lutamos para que os próprios sergipanos reconheçam a importância dessas manifestações, incluindo a própria preservação dos prédios tombados”, concluiu.

 

O VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore acontece até a sexta-feira, 31, manhã e tarde. O evento é uma realização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Comissão Nacional de Folclore.