USF Antônio Alves oferta vacinas e testes de glicemia para a população da Atalaia

Saúde
04/08/2015 17h12

Na manhã desta terça-feira, 4, a Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves realizou uma ação no supermercado Hiper GBarbosa Sul, para cerca de 200 moradores do bairro Atalaia. Foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e ofertadas vacinas contra o tétano, contra a gripe influenza e a Hepatite B. O objetivo das atividades foi comemorar o Dia dos Pais, que é celebrado no próximo domingo, 9.

De acordo com a gerente da Unidade, Klyvia Rafaela dos Santos, a ação foi bastante positiva para detectar problemas de saúde e já fazer o encaminhamento para a Unidade de Saúde mais próxima. “Detectamos que várias pessoas possuem hipertensão arterial e não tinham nenhum acompanhamento médico. Muitos deles nem sabiam que estavam com a glicemia e/ou a pressão alterada e nós alertamos sobre os cuidados que devem ser tomados. Nós já encaminhamos os moradores daqui para a nossa Unidade de Saúde e também alertamos os pacientes que não são da nossa Unidade para procurar a USF mais próxima de sua casa”, ressaltou a gerente, destacando que foram distribuídos cartões de aprazamento da pressão arterial para que seja monitorado os valores.

Participaram da ação a equipe de profissionais do Nasf, com a farmacêutica Nadja Melo, a fisioterapeuta Érica e a nutricionista Gabriela Marsiglia, além de auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dos estagiários de Medicina da UFS, Artur Santana e Daniele Menezes.

Segundo a coordenadora do GBarbosa, Raimunda Vieira, a ação foi um sucesso. “Muitas pessoas participaram e gostaram dessa iniciativa. Nem todo mundo tem tempo de ir frequentemente numa unidade de saúde e aqui no supermercado o número de pessoas que participam foi muito grande. Todos vieram me perguntar quando teria esta ação de novo”, frisou.

A próxima ação será realizada ainda este mês no outro GBarbosa, localizado no mesmo bairro.