Centro Cultural é tomado pela música no primeiro dia de evento nacional

Cultura
24/08/2015 17h36

O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), inaugurado em outubro do ano passado, tornou-se nessa segunda, 24, espaço de grandes experiências sonoras. O primeiro dia dos Painéis Funarte de Regência Coral, realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), contou com um público ávido por conhecimento da prática coral e muita música.

Durante a abertura a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, ressaltou a relevância dos Painéis para o meio musical, bem como a importância da Funarte como lugar de intercâmbio e foco de conhecimento.  A presidente falou ainda sobre a alegria em realizar o evento no Centro Cultural.

"Essa casa, que desde outubro foi entregue à comunidade e trabalha com várias linguagens, com música, teatro, artes plásticas e principalmente a cultura popular. É uma casa que guarda uma parte da história da cidade e hoje vocês são os protagonistas de novas memórias deste lugar", disse.

A coordenadora geral dos Painéis, Maria José, explica que o projeto teve seu início nos anos 80 e deu muitos frutos positivos, formando diversos professores. Na década seguinte, o presidente Fernando Collor chegou a fechar a Funarte e os painéis foram extintos. Em 2007, seriam novamente retomados com o patrocínio da Petrobras e vêm sendo realizados desde então.

"Esse ano eu privilegiei o nordeste, que é onde a gente sente uma receptividade maior. As pessoas estão buscando, tem um interesse enorme. Ainda recebemos o feedback das pessoas que seguiram carreira, que começaram a fazer da prática coral um meio de trabalho. Isso é muito importante. Eu trabalho com outras coisas na Funarte, mas esse é um projeto que me deixa muito feliz", contou emocionada.

No início da tarde, os participantes puderam apreciar as aulas dos maestros Samuel Kerr, de São Paulo, e Eduardo Lakschevitz, do Rio de Janeiro, além da coordenadora do Centro de Música da Funarte, Zezé Queiroz. Ao entardecer a prática vocal finalizou o primeiro dia com muita música. Todas as oficinas foram realizadas no Teatro João Costa. 

O evento segue até a sexta-feira,28, com aulas e ensaios, abordando noções de regência, técnica vocal, dinâmica de ensaio e análise de repertório. No sábado, 29, a aula de encerramento contará com a apresentação dos alunos, que mostrarão todas as técnicas e dicas ensinadas ao longo da semana.