BRT avança mais um passo

Agência Aracaju de Notícias
25/08/2015 18h55

Um passo importante em prol da implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) foi dado nesta terça-feira, 25, no Palácio de Despacho do Governo de Estado. Na ocasião, foi a solenidade de assinatura da rerratificação do protocolo de intenções para que o projeto seja enviado para a Assembleia Legislativa e depois as respectivas Câmaras Municipais da Grande Aracaju darem seguimento no processo.  

Para o prefeito João Alves Filho, essa etapa foi um ponto importante para que o projeto dê seguimento. "Essa reunião hoje culmina, depois de uma grande caminhada, num ponto fundamental, que é o momento em que todos os municípios assinam e até a quinta-feira chegará à Assembleia Legislativa. A etapa seguinte é a da abertura das licitações para saber qual empresa vai explorar o sistema, pois só empresas preparadas e testadas farão um trabalho desses", conta o prefeito.

Na ocasião João Alves ainda ressaltou a importância do projeto para a população aracajuana. "Na realidade esse é um projeto que nós estamos fazendo, paulatinamente, desde que eu assumi a gestão. O objetivo é atender onde se precisa mais de transporte e que as pessoas precisem se locomover e todos compraram a ideia pela eficiência do transporte e, com isso, todos sentem a necessidade do projeto, pois criará várias facilidades", declara o prefeito.

Rerratificação

A rerratificação é um processo de mudança, pois houve uma retificação em um ponto e os demais foram mantidos. "Tivemos a rerratificação do protocolo de intenções, porque houve uma pequena mudança deste protocolo. Então esse ponto foi corrigido e hoje tivemos com força da obrigatoriedade, juntamente com todos os prefeitos a assinatura daquilo que já tinha sido aprovado por eles há 60 dias. A partir de agora vai ser enviado não só pelo Governo do Estado, por meio da Assembleia Legislativa, quanto pelas prefeituras para as câmaras de vereadores", explica o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt), Nelson Felipe da Silva.

Para a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles, hoje se caracteriza um dia histórico em prol da melhoria do transporte público de Aracaju da região metropolitana. "No dia de hoje, conseguimos efetivamente firmar o protocolo de intenções com a rerratificação possibilitando a criação do consórcio para que possamos deflagrar a licitação para o transporte público, pois da forma que estava só podíamos fazer a licitação para Aracaju e com isso desintegraríamos o sistema. A data de hoje é histórica, porque consolidamos o processo iniciado em janeiro de 2013 para garantir à população dos quatro municípios o direito de continuar com o sistema integrado de transporte", concluiu Georlize Teles.