Literaturação: Biblioteca Clodomir Silva realizará 5ª edição do LITE

Cultura
26/08/2015 08h54

Promover o acesso a literatura e o incentivo à leitura de uma forma interativa e divertida. Esse é o objetivo do projeto Literaturação, carinhosamente chamado de LITE, que mensalmente ganha vida na unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Biblioteca Municipal Clodomir Silva. O projeto, que ganhou forma a partir da ideia de um grupo de jovens, já conquistou dezenas de adeptos, que se reúnem no último sábado de cada mês a fim de discutir obras literárias.

Na 5ª edição de 2015, o LITE abordará como tema principal os “Laços”. Raí Gomes, um dos idealizadores do projeto, explica que a ideia do tema é falar sobre os laços de amizade, laços de fraternidade e demais laços que nos une as mais variadas situações. “Nós trabalharemos as crônicas da escritora Martha Medeiros. Será um momento de análise, mas também de comemoração, já que completaremos no próximo sábado, 29, a décima edição desde a criação do projeto”, falou.

O Literaturação contará também, com a participação do poeta João Lover e do bisneto do patrono da unidade, Bruno Cunha. “O bisneto de Clodomir Silva será o primeiro escritor de outro estado que participará do nosso encontro. Ele trará alguns textos de sua autoria que enriquecerá nosso estudo”, completou.

Iniciado em julho de 2014, o projeto conta com a coordenação da professora Maruze Reis. Agrônomos, estudantes de letras, biólogos e engenheiros fazem parte do público do Literaturação. Raí disse que o mais legal do projeto é a diversidade de pessoas. “O diferencial do LITE não é só a forma como é abordado às obras literárias, mas também o público que por ser diversificado faz com que os debates sejam mais ricos”, ressaltou.

O projeto será realizado no próximo sábado, 29, às 9h na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada na Rua Santa Catarina, nº 314, bairro Siqueira Campos. Mais informações (79) 3179-3742.