Crianças são incentivadas a conhecer novas formas de brincar

Cultura
27/08/2015 15h18

Sorrisos por todos os lados e olhos bem atentos às bibliotecárias. A manhã de hoje, 27, na Biblioteca Mário Cabral se resumiu a uma só palavra: encantamento. A visita feita pela EMEF Anísio Teixeira ao Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) proporcionou, a cerca de 30 alunos, não apenas a diversão, mas o conhecimento de novas formas de brincar e aprender um pouco sobre a cultura popular.

Brincadeiras como ‘Passar o anel’, ‘Marré deci’ e ‘Tatanguê, tatanguê, o escolhido foi você!’ mostrou aos pequenos que a diversão pode ser garantida com poucos materiais e que na maioria das vezes a recreação depende da união de demais pessoas. “As brincadeiras populares priorizam o contato das crianças com outras crianças. Ao contrário do que é visto atualmente, onde os pequenos são incentivados a buscar o divertimento em tabletes e celulares, aqui nós evidenciamos que brincar além de ser muito bacana, não necessita de tecnologia”, falou a diretora da Biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso.

Encantado com a variedade de brincadeiras de fácil acesso, Ademilton Júnior, aluno da 5º série, disse não ver a hora de chegar em casa e reunir os amigos para praticar. “A única coisa que eu brinco em conjunto com outras crianças é jogar bola, mas hoje eu aprendi que existem mais maneiras de brincar e assim que eu chegar em casa vou colocar em prática”, falou entusiasmado.

Sandra Mota, professora da Anísio Teixeira, disse que na escola as crianças são incentivadas a brincar em grupo e utilizar materiais recicláveis na confecção dos brinquedos, mas infelizmente o uso cada vez mais frequente da tecnologia acaba impedindo que os pequenos pratiquem os ensinamentos em casa. “A escola procura a todo o instante oferecer atividades que envolvam o aluno e que a mesma se estenda para seu cotidiano. Estar aqui no Centro Cultural, faz com que as crianças aprendam sobre uma infinidade de assuntos, incluindo a preservação do nosso maior bem que é a cultura”, completou.

Além das brincadeiras, que fazem parte do folclore brasileiro, foram realizadas ainda atividades de incentivo à leitura. Verônica explica que através das brincadeiras os alunos foram estimulados a ler e que ao final das atividades foram presenteados cada um com um exemplar de livros infantis. A atividade faz programação especial do mês do folclore, que se estende até o dia 31 de agosto.