Painéis Funarte: Concerto encerra curso em Aracaju

Cultura
31/08/2015 16h41

Teatro João Costa completamente lotado. Foi com a plateia cheia que os 130 alunos do curso de regência de coral finalizaram na manhã do último sábado, 29, as aulas que fizeram parte da edição 2015 dos Painéis da Funarte. O encerramento do curso foi marcado por um grande concerto regido pelos próprios alunos, que foram ovacionados pelo público. Músicas como Mana, Canções e Momentos e Despedida de Reisado fizeram parte do repertório, que contou ainda com a apresentação de professores da Escola de Arte Valdice Teles.

O maestro Samuel Kerr explica que o sucesso do concerto se deve ao engajamento de todos os alunos, que durante seis dias dedicaram seu tempo a essa experiência fantástica. “Foi uma semana muito proveitosa e cheia de desafios. Hoje reunimos todos os alunos e pudemos constatar que tudo o que foi ensinado aqui foi aproveitado de forma correta”, disse.  

Satisfeito com a projeção do evento em Aracaju, o diretor do Centro de Música da Funarte (Cemus), Marcos Lacerda, disse que não há palavras para definir a sensação de ver tudo o que se planejou durante meses sendo realizado. “Estou muito feliz com a participação de Aracaju no projeto e ver hoje o envolvimento e principalmente o comprometimento de mais de 100 pessoas não tem preço”, completou o diretor que prometeu trazer o projeto novamente para a cidade.

“Nós estamos tão encantados com a cidade e com a iniciativa da Funcaju em priorizar a cultura e o saber, que já está certo a vinda do painel edição 2016 para Aracaju. Ano que vem, pretendemos fazer cinco painéis e um deles com certeza será aqui”, confirmou o diretor, que disse ainda que a realização do projeto não depende somente da Funarte, mas também de instituições como a Prefeitura Municipal de Aracaju que se comprometem a realizar eventos que fortaleçam a cultura.

Os Painéis Funarte de Regência Coral é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e funciona de forma multiplicadora. “A ideia do painel não é limitar o conhecimento apenas ao aluno que se inscreveu no curso, mas é fazer com que ele repasse para outras pessoas as técnicas e dicas que aprendeu durante o evento”, falou o diretor da Valdice, Sergio Teles.  Os Painéis de Regência Funarte seguem para a cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, no período de 14 a 19 de setembro.

Sobre os Painéis

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma extraordinária atuação do então Instituto Nacional de Música, da Funarte, que, a partir de 1980, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o país, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Além da capacitação dos inscritos, espera-se que os participantes sejam multiplicadores dos conhecimentos recebidos junto aos grupos em que atuam.