Roda de Leitura Acessível é promovida na Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
01/09/2015 17h48

Com o objetivo de promover uma roda de leitura inclusiva, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na manhã desta terça-feira, 01, o Portal Literário de uma maneira bem diferente. Em parceria com o Instituto Iluminar, a roda que acontece uma vez ao mês contou com a participação de uma intérprete de libras e dos alunos do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP), que puderam acompanhar a roda com textos em braile.

Maruze Reis, coordenadora do projeto, explica que por ser realizada em uma das poucas bibliotecas que dedicam um espaço aos deficientes visuais, a roda de leitura foi convidada para participar da programação do Aracaju Acessível, que será realizado durante todo o mês de setembro. “A Biblioteca Clodomir conta com um acervo de livros em braile e audiolivros. O Portal Literário tem como intuito realizar as rodas de leitura que integrem todas as pessoas”, falou.

Zuenir Ventura, Gizelda Morais, Raul de Leoni, Martha Medeiros e Ilda Rezende foram os autores escolhidos para enriquecer com seus textos a roda de leitura especial, que contou com a participação ativa dos participantes. A cada texto lido a troca de experiência e as dificuldades enfrentadas pelos participantes que contam diariamente com a conscientização da população quanto aos direitos dos portadores de necessidades especiais eram debatidas.

Para a professora de braile, Ionar Cardoso, a roda de leitura auxilia no desenvolvimento e fluência a leitura dos alunos, já que a leitura em braile é mais vagarosa do que a leitura feita com os olhos. “Não há diferença entre o deficiente visual para a pessoa com visão normal, quem lê mais, quem pratica e busca o aprendizado com certeza tem mais facilidade na leitura e na interpretação dos textos. Aqui não é diferente”, esclareceu.

O vereador Lucas Aribé falou que com toda a tecnologia as pessoas deixaram a leitura em braile de lado. “O braile é importante o deficiência visual, pois é através dele que é ampliado todo o conhecimento. Eu fico muito feliz com espaços como esses, pois além de facilitar a leitura, nos faz aprender cada dia mais”, finalizou.