USF Manoel de Souza Pereira realiza reunião com gestantes

Saúde
03/09/2015 17h07

Para ensinar as mães de primeira viagem e também orientar as que já têm um filho, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 3, na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no conjunto Sol Nascente, uma roda de conversa com cerca de 10 mães assistidas pela Unidade. A proposta foi de tirar dúvidas das mães, que sentiram de perto as dúvidas e os cuidados que devemos ter com os bebês. A ação contou com a presença dos estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes.

Quando se é mãe de primeira viagem ninguém te avisa que a gravidez e o parto eram as partes “mais tranquilas” da vida materna. Após o nascimento do bebê, vem o desconhecido e, muitas vezes, solitário puerpério (primeiros meses após o parto). Para algumas mulheres, essa fase é apenas de momentos de alegrias pela chegada do novo integrante da família, mas para uma grande parcela delas é considerado um período difícil e que parece não ter fim.

Nessas atividades, as futuras mamães recebem orientações sobre o Direito da Gestante, a importância do brincar e a saúde da mãe e do bebê, a pediatra Mônica Vieira Aragão salientou bem a importância da amamentação. “O leite materno possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido. As infecções comuns dos primeiros seis meses, como a otite, afetam menos as crianças que são amamentadas", diz médica da Saúde da Família.

As dúvidas

Como vou dar banho no recém-nascido? Como vou limpar o umbigo? Como vou saber se ele está com fome ou com cólica? Quando começo a dar vacinas? Para tirar todas essas dúvidas, a pediatra Mônica Vieira, levou uma boneca, banheira e outros acessórios para apresentar de uma forma dinâmica, criativa e de fácil entendimento, para que as mães fossem preparadas para receber seus recém-nascidos.

“Eu como mãe de primeira viagem, não tenho experiência e é uma forma de me informar, além de pesquisar sobre o assunto, a família também que ajuda muito, foi uma forma de expandir minha cabeça, aprender sempre mais, eu tinha muito medo era do bebê pegar alguma infecção, ter problemas sérios, como internação e cirurgia e estou saindo daqui muito mais tranquila. Aprendi como fazer a higienização do bebê, a dar as vacinas nos períodos certos e o quanto é importante a amamentação, que reduz os riscos de infecção para o meu bebê. Além de sermos muito bem cuidadas por toda equipe, meu pré-natal está sendo todo realizado aqui e não tenho do que me queixar, somente elogios a essa unidade”, destacou Vanessa Dara Nunes, que está com 20 semanas e quatro dias de gestação.