SMS realiza palestra sobre saúde da mulher para beneficiárias do Bolsa Família

Saúde
03/09/2015 19h39

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através dos Programas DST/Aids, Saúde da Mulher e a Coordenação de Serviço Social, realizaram na tarde desta quinta-feira, 3, uma palestra sobre os direitos e os cuidados com a saúde da mulher para cerca de 30 beneficiárias do Programa Bolsa Família que são atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no bairro Industrial.

A palestrante foi a referência técnica do Programa DST/Aids, Marília Uchôa, que explicou para as mulheres sobre como fazer o autoexame das mamas e sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde para evitar um câncer ou uma doença sexualmente transmissível. “Falamos sobre a importância de realizar a mamografia a partir dos 40 anos, sobre os exames de lâmina e ressaltamos principalmente sobre o uso da camisinha. Essa ação é uma forma de combater a feminização da Aids, visto que a maioria da população que está sendo contaminada pela doença são as mulheres casadas. Isso acontece porque não há uma prevenção na relação sexual, elas evitam usar preservativos, muitas vezes, para agradar seus maridos e acabam pegando uma DST”, destacou.

Para a beneficiária e paciente da USF Dona Jovem, Maria de Fátima Andrade, a palestra foi bastante produtiva e essencial para os cuidados com a sua saúde. “Nós como mulheres precisamos nos conscientizar para fazer os nossos exames e cuidar da nossa saúde. Usar sempre a camisinha nas relações sexuais e fazer a mamografia é essencial, eu mesmo já perdi minha mãe, que teve câncer de mama muito jovem e, desde pequena, eu sempre soube o quanto é importante se prevenir, pois as doenças estão aí e é preciso cada um fazer a sua parte. Eu gostei de saber que dez dias após a menstruação eu mesmo posso fazer o autoexame na mama e se eu não souber fazer, posso solicitar a um profissional de saúde quando eu for fazer o exame de lâmina”, disse.

Já a beneficiária Vilma Caetano afirmou que faz exames de lâmina todo ano. “Só a mamografia que eu ainda não fiz, porque não completei 40 anos ainda. Porém, vou começar a fazer o autoexame, que pode ser feito em qualquer idade. Já tive caso na família de mulheres com câncer de útero, e sempre faço a minha parte para cuidar da minha saúde. Gostei muito da palestra, consegui tirar algumas dúvidas importantes para continuar me cuidando”, finalizou.