PSE realiza ação educativa sobre postura corporal para estudantes do Augusto Franco

Saúde
03/09/2015 19h48

Durante toda esta quinta-feira, 3, cerca de 60 alunos da Escola Estadual Francisco Portugal, localizada no conjunto Augusto Franco, foram avaliados e orientados sobre a postura corporal e também sobre o uso adequado de mochilas escolares. A ação faz parte das atividades do Programa Saúde na Escola, que realiza parceria com as unidades de saúde dos bairros e com as escolas para realizar ações de educação em saúde, que faz parte do componente II do PSE.

A residente em Saúde Coletiva, fisioterapeuta Flávia Santa Rosa, esteve presente para orientar os alunos e realizar a avaliação da postura corporal. “Nós medimos o peso das crianças e depois pedimos que elas subissem na balança com a mochila nas costas. O objetivo é saber se o peso da mochila está ideal para cada criança. O adequado é que a mochila esteja com até 10% do peso da criança, se ultrapassar, pode ocorrer problemas de saúde. Também mostramos um vídeo para a explicação ficar ainda mais dinâmica”, ressaltou.

Segundo a professora da turma do 2º ano B, Gercilene Rodrigues, essas ações são essenciais para a criança evitar trazer a mochila pesada sem necessidade. “Eu sempre alerto eles sobre esse cuidado com a saúde, mas, muitas vezes, eles não têm essa orientação em casa. Já evito pedir para eles trazerem muitos livros todos os dias e sempre aviso quais os livros que eles precisam trazer para não vim para escola com a mochila pesada. Também sempre alerto sobre como eles devem ficar sentados nas carteiras, para não causar um problema de coluna. E essa visita dos profissionais foi importante para que eles tenham mais entendimento sobre esse assunto e sobre os danos que podem ocorrer se eles não sentarem corretamente. A orientação desde cedo pode prevenir danos no futuro”, destacou.

A aluna Maria Clara, de 8 anos, afirmou que entendeu muito bem a explicação que foi passada sobre o peso da sua mochila. “Minha mochila é de carrinho, mas se eu quiser também posso colocar nas costas, quando assisti o vídeo e ouvi a explicação percebi que não é bom colocar mochila pesada nas costas e que é preciso sentar sempre com postura”, disse.

Já no dia 12 de setembro, será realizada uma ação educativa sobre postural corporal para os professores desta escola, que além de ouvir a explicação dos profissionais de saúde,vão poder realizar a ginástica laboral.