Alimentação saudável na gestação é tema de palestra para gestantes na USF Anália Pina

Saúde
04/09/2015 16h00

Manter uma alimentação equilibrada é a chave para evitar doenças, aumentar de peso adequadamente e garantir o desenvolvimento saudável do bebê, durante a gestação. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta sexta-feira, 4, na Unidade de Saúde da Família (USF) Anália Pina, no Almirante Tamandaré, uma roda de conversa com gestantes assistidas pela unidade.  As informações sobre a importância de uma alimentação saudável e alimentos que podem causar doenças durante a gravidez, como diabete gestacional e hipertensão arterial, foram passadas por alunos do curso de Nutrição, da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase).

“Temos um grupo de gestantes na USF Anália Pina, onde realizamos várias ações. Aproveitamos enquanto elas estão realizando o pré-natal, depois convidamos para a roda de conversa e em seguida oferecemos um lanche. É um momento de confraternização, troca de informações, onde elas podem tirar suas dúvidas, pois aqui temos muitas gestantes novas”, informa a gerente da USF Anália Pina, Beatriz Barbosa.

As atividades desenvolvidas pelos alunos de Nutrição são supervisionadas pela nutricionista e professora Jamile Costa. Fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Fase, essa iniciativa está sendo realizada toda semana, por grupos de universitários diferentes,  com o intuito de orientar as futuras mamães sobre os cuidados durante a gestação e também com os futuros bebês. De acordo com a nutricionista Jamile Costa, a palestra da próxima semana será sobre amamentação.

Boa alimentação na gravidez

A alimentação adequada ao longo do período gestacional exerce papel determinante sobre o desenvolvimento relacionado à mãe e ao bebê. Contribui para prevenção de uma série de ocorrências negativas, assegura reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto, garante substrato para o período da lactação, como também favorece o ganho de peso adequado de acordo com o estado nutricional pré-gestacional. Ressalta-se que a inadequação do ganho de peso durante a gestação tem sido apontada como fator de risco tanto para a mãe quanto para a criança, contribuindo para a elevação da prevalência de uma série de problemas. 

Segundo a professora Jamile Oliveira Costa, as gestantes devem tomar muito cuidados. “Este é um momento importante na vida da mulher, mas aquela história de comer por dois é mito. O importante é se alimentar bem, com frutas, legumes, arroz, feijão entre outras vitaminas”, relata.

Não pode faltar

As refeições devem contemplar todos os grupos alimentares existentes. A gestante deverá ingerir vegetais (folhosos e legumes), frutas, carne bovina, frango, fígado (uma vez por semana), ovos e peixes (sardinha, salmão, atum, pescada, cavalinha), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha), cereais (arroz integral, batata, milho, entre outros), azeites (de preferência extra virgem), leite e derivados do leite (fora do horário do almoço e jantar).

As carnes deverão ser assadas, grelhadas, ensopadas ou cozidas, evitando as frituras. Recomenda-se não ingerir gordura vegetal hidrogenada, que pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento fetal.