Portal Literário homenageará poeta alagoano

Cultura
29/09/2015 10h02

Objetivando promover o acesso ao conhecimento através da leitura, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará no dia 06 de outubro, às 9h, mais um Portal Literário. A roda de leitura, que ocorre na primeira terça-feira de cada mês, busca formar novos leitores através da vivência literária.

Além de propiciar a troca de informações a cerca dos autores abordados, o projeto procura também, aproximar os autores contemporâneos a sociedade dando à população a oportunidade de conhecer mais os poetas e suas obras. Sempre inovando nas escolhas dos autores e trazendo muita diversidade e conhecimento, o Portal Literário já é considerado um evento indispensável para os amantes da boa leitura.

O autor escolhido para a próxima edição é José Inácio Vieira de Melo, alagoano radicado na Bahia. Inácio é poeta, jornalista e produtor cultural com diversas publicações, a exemplo dos livros Códigos do Silêncio, Decifração de Abismos, A terceira romaria, Roseiral, A infância do Centauro, Pedra Só, Sangue novo, entre outros.  Conhecido por sua poesia universal de linguagem e expressão que provoca os leitores, o autor terá seus poemas declamados para profissionais das mais diversas áreas.

Para a coordenadora do projeto, Maruze Reis, José Inácio é uma autor que chama a atenção pela expressão poética a partir do chão que habita. “Ele traz a natureza, o chão nordestino para sua poesia através dos arranjos e metáforas produzidas pelas palavras. O homem em qualquer espaço que habita se identifica com essencial, daí a universalidade da poesia de José Inácio apesar dos traços regionais”, disse.

Maruze explica que a roda de leitura é aberta a toda a comunidade que se interessa em debater e aprender mais sobre a literatura. “A participação da comunidade resulta na construção de um olhar crítico, incentivando não somente a leitura, mas também a produção literária”, finalizou.

O Portal Literário acontecerá na próxima terça-feira, 06, a partir das 9h na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos.