PDDU: Prefeitura se aproxima das comunidades para ouvir cidadãos

Agência Aracaju de Notícias
30/09/2015 15h35

Nesta terça-feira, dia 29, foi a vez do bairro Olaria fazer parte de mais uma audiência da 4ª etapa do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), na qual as reivindicações da população de Aracaju são agrupadas num projeto de lei que será enviada para a Câmara de Vereadores. Durante a reunião, diversos moradores fizeram solicitações de melhoras para o seu bairro, e parabenizaram a Prefeitura pela aproximação com os bairros mais distantes, nestas audiências que são inéditas na administração municipal.

A coordenadora do PDDU, Mariana Albuquerque, durante a apresentação do plano,  constantemente abre espaço para o público se manifestar e sempre deixa claro que todas as solicitações feitas pelo público são anotadas pela equipe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Diversos moradores se manifestaram e falaram sobre as principais necessidades da região. As principais demandas da população do bairro Olaria são referentes à periodicidade de serviços e acesso ao transporte público, que é prejudicado devido ao tamanho das ruas do bairro, que não possibilitam a entrada de um veículo de grande porte. Isso é fruto do crescimento desordenado da capital ao longo dos anos, situação que a Prefeitura se empenha para transformar com a elaboração do PDDU.

Um dos moradores da região que pediu a voz foi Cícero José dos Santos, Presidente da Associação de Moradores do conjunto São Carlos, que fez um apelo pela manutenção do canal que passa pelo bairro. O presidente da associação demonstrou apreço às audiências. Para ele, o novo Plano Diretor é algo que tem que acontecer.

"Eu penso que é um plano bom e viável, mas que não pode ficar só na teoria, tem que vir pra prática. O que queremos, como associação, é ver que nosso bairro cresça, espero que esse novo plano aconteça de fato", afirma Cícero.

Outra moradora do bairro elogiou a aproximação da Prefeitura com a população do bairro. Daniele Barbosa é universitária e está feliz em ver seu bairro participar da construção da Aracaju do futuro. "É muito bom ver os funcionários da Prefeitura aqui nessa escola, perguntando e ouvindo o povo do bairro, me agrada muito saber que estamos construindo uma nova Aracaju", afirma a universitária.

Geise Cruz, moradora da comunidade São Carlos, demonstrou desconforto com o número de pessoas presente no local. "Eu acho muito bom que essa audiência ocorra, porém queria ver mais da nossa comunidade aqui. Esse plano é algo muito importante para a nossa gente, não podemos ficar em casa num momento como esse", afirma Geise Cruz.

Nesta quarta-feira, 30, a audiência acontece no Colégio Governador Augusto Franco, bairro Santos Dumont. Amanhã, dia 1º de outubro, será a última audiência desta quarta etapa de discussões, na  Escola Estadual 24 de Outubro, situada na avenida Visconde de Maracaju.