Vítimas de violência doméstica e familiar recebem acolhimento do TJSE, Sesc, Senac e Fundat

Formação para o Trabalho
02/10/2015 15h52

Na manhã desta sexta-feira, 2, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar participaram de uma nova etapa do Projeto Mulher Cidadã. A ação faz parte do Programa de Inserção Social e Profissional, lançado no final de julho, por meio de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Aracaju e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE). A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), do Serviço Social do Comércio (Sesc/SE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE).

O projeto vem acontecendo, mensalmente, no Fórum Gumersindo Bessa. Após a audiência, as mulheres recebem um tratamento de beleza realizado pela equipe do Senac. Além disso, elas ainda têm acesso a serviços odontológicos, executados por profissionais do Sesc. Por fim, a Fundat divulga o cronograma dos cursos ofertados, no intuito de incentivá-las a obterem uma qualificação profissional.

Acolhimento

Desta vez, 14 aracajuanas foram beneficiadas pelo Mulher Cidadã. "O objetivo da gente é motivá-las e despertar nessas mulheres a oportunidade que os cursos da Fundat e do Senac podem oferecer", explica a assistente social da Coordenadoria da Mulher do TJSE, Heloísa Joana dos Santos. "Uma outra realidade é possível para elas", garante.

Isabela Simões é dentista do Sesc e colaboradora do projeto. Nesta sexta-feira, oito pacientes entre 25 e 65 anos foram se consultar com ela. "Fiz um exame clínico, uma limpeza de prevenção e conversei sobre as formas de acesso ao dentista", relata Isabela, consciente da importância que a ocasião possui. "É uma forma de estimulá-las a cuidarem de si", acredita.

Uma das participantes foi E.M.S.S, de 58 anos, moradora do bairro Veneza II. Ao sair de casa para a primeira audiência com a juíza, ela não esperava encontrar um mutirão de beleza e saúde. "No final das contas, gostei bastante. Acho que vão olhar para mim", diz E.M.S.S, sorridente e com a autoestima revigorada. "A vizinhança vai perguntar e eu vou dizer que foi tudo de graça. Foi legal demais", afirma E.M.S.S, que também recebeu uma cartilha de cursos.