Biblioteca Clodomir promove Portal Literário

Cultura
06/10/2015 15h20

Na manhã de hoje, 6, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou mais uma edição do Portal Literário. O projeto que acontece sempre na primeira terça-feira de cada mês reuniu estudantes, educadores e apaixonados pela literatura, a fim de debater e instigar a produção literária.

Iniciado há cerca de dois anos, o Portal Literário mescla textos, contos e poemas de autores contemporâneos e clássicos, promovendo assim a aproximação entre leitor e os autores. Além de oportunizar a sociedade o acesso ao saber.

O poeta escolhido para ser homenageado neste mês, foi José Inácio Viera de Melo, pouco conhecido pelos sergipanos, mas premiado no Estado em 2005 com o Prêmio Capital Nacional e Literatura. O universitário, Raí Gomes, que participa da roda de leitura desde o início, relata que o projeto é uma oportunidade de debater e conhecer a fundo obras de autores, muitas vezes desconhecidos, mas de muita valia.

Vários poemas foram declamados para um público bem diversificado e ávido pela vontade de conhecer outros mundos. O destaque da roda de leitura foi para a cultura nordestina, presente em cada estrofe lida. Maruze Reis, coordenadora do projeto, explica que o Portal tem como objetivo incentivar a leitura. “Temos o compromisso de ofertar uma programação cultural, que possa trazer o estudante, professor e pessoas que lidam com a leitura para fazer um trabalho de incentivo e de multiplicação de leitores”, contou.

A coordenadora explica ainda, que tem como foco o público adulto e que qualquer pessoa que tenha interesse e goste de literatura pode participar do evento. “A participação da comunidade mostra a importância desse trabalho, que visa realizar um debate democrático e dinâmico. Aqui o compromisso é dar asas à imaginação e se entregar à boa leitura”, completou.

A próxima roda de leitura, que tem com foco a abordagem literária, acontecerá no dia 17, a partir das 9h e terá como tema a vida do poeta Santo Souza.