Conselheiros escolares tomam posse de seus cargos

Educação
08/10/2015 15h30

Na manhã desta quinta-feira, 8, ocorreu a Posse dos Conselheiros Escolares 2015, no auditório Antônio Vieira da Silva Neto. A abertura do evento contou com a apresentação da banda marcial dos alunos da EMEF José Conrado de Araújo.

Tomaram posse quatrocentos conselheiros das 73 unidades de ensino de Aracaju. A função dos conselheiros é dar auxilio aos diretores das escolas, nos setores administrativo, financeiro e pedagógico. O Conselho escolar possui quatro segmentos, representante do magistério, representante dos pais, representante dos servidores, representante dos alunos, além do diretor, que é membro nato. Nas EMEF's os conselhos são constituídos por seis membros, já nas EMEI's são formados por cinco conselheiros.

A coordenadora de gestão educacional, Marpessa D´ávila, explicou alguns requisitos para se candidatar ao cargo de conselheiro e seus segmentos. Para conselheiro representante dos alunos, é necessário estar regularmente matriculado; Para conselheiro representante dos pais, é necessário ser responsável legal pelo aluno matriculado; Para conselheiro representante do magistério e servidores do quadro administrativo, é necessário ser efetivo na unidade escolar há mais de 3 meses.

A eleição para os conselheiros que tomaram posse hoje, foi realizada em Junho de 2015 e cada escola possui uma Comissão Organizadora para a realização da votação. A conselheira do segmento de Pais, Adeilde Queiroz, ressalta a importância de fazer parte conselho: "A participação dos pais é necessária para que acompanhem o andamento escolar de seus filhos e o crescimento da comunidade na escola."

Durante o evento, a assessora da Semed, professora Osvaldina Ribeiro da Cruz, enfatizou que um dos objetivos do conselho é unir os segmentos democraticamente para o desenvolvimento e sucesso da escola, focando no mais importante, que é o aluno. O conselho tem que estar antenado as demandas da escola, sendo consultivo, deliberativo e fiscalizador.