CRAS promovem atividades em comemoração ao dia das crianças.

Assistência Social e Cidadania
09/10/2015 09h25

Dando continuidade às atividades alusivas ao Dia das Crianças, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) celebrou a data comemorativa junto às crianças dos bairros José Conrado de Araújo, Soledade e Santos Dumont. Cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do respectivo território promoveu atividades como torneios esportivos, brincadeiras, show de calouros e atividades lúdicas. Os eventos ocorreram no final de tarde da última quinta, 9, com a participação dos pais dos educandos.

Segundo a coordenadora do CRAS Professor Gonçalo Rollemberg, Bianca Evangelista, a participação dos pais é importante já que um dos pilares dos serviços de convivência é também o fortalecimento do vínculo familiar.

“Hoje, convidamos pais e filhos para comemorarem juntos o dia das crianças. Queremos que eles participem do acompanhamento familiar e brinquem juntos com os filhos com o que CRAS oferece, como os materiais socioeducativos novos que chegaram à unidade”, afirma a coordenadora.

Edilene Rodrigues, mãe de um dos educandos do CRAS Gonçalo Rollemberg, enfatiza que os pais devem estar juntos aos filhos em todas as atividades. “É importante que a gente participe mesmo das atividades na escola, no CRAS. Moro em um lugar que o meu filho não pode sair muito para a rua. Ele só tem essas atividades. E desde que começou a participar do dia a dia no CRAS mudou o comportamento. Está até mais educado”, destaca Edilene.

Valorizando a comunidade

Os eventos realizados nas unidades socioassistenciais também têm como foco a valorização dos talentos das comunidades. No CRAS João de Oliveira Sobral, a festa foi organizado o ‘1º Dance CRAS’ com artistas do território, como o MC Matheus e o DJ James.

“Buscamos valorizar nossos talentos aqui do Santos Dumont. Inclusive esse evento teve a participação da comunidade da decoração à parte musical. E eles adoraram também a participação do MC Matheus que é um menino da região que participa do CRAS”, comenta a coordenadora do CRAS João de Oliveira Sobral, Patrícia Lobão.

Integração

Os eventos também buscaram a integração entre as comunidades, como no torneio esportivo realizado pelos CRAS Carlos Hardman e Professor Gonçalo Rollemberg.

“Eles adoram ir para outras comunidades e se respeitam. No torneio esportivo, eles jogaram, receberam troféus. Eles gostam muito dessa atividade externa e onde eles possam se conhecer e interagir”, revela a coordenadora do CRAS Carlos Hardman, Maria Luísa dos Santos.

Na próxima semana, a Semfas dará continuidade às celebrações pelo mês da criança. Confira a programação:

13/10 – CRAS Coqueiral  (Coqueiral)

             Gincana no CRAS

             CRAS Terezinha Meira (Olaria)

             Apresentação de percussão / Gincana

14/10 – CRAS Coqueiral  (Coqueiral)

             Gincana

             CRAS Jardim Esperança/ Antônio Valença/ Benjamim C./ Santa Maria

             Torneio Esportivo (Praça da Juventude)

15/10 –  CRAS Madre Tereza de Calcutá

             Brincadeiras/ Tarde de Lazer

             CRAS Porto D’Anta/ Risoleta Neves/ Pedro Averan

             Atividades recreativas