Prefeitura inicia ações de recuperação da Praça da Bandeira

Obras e Urbanização
16/11/2015 14h00

Pensando em embelezar a cidade e valorizar aspectos urbanos que exercem um importante papel social na dinâmica urbana na cidade a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza manutenção de áreas de vivências coletivas como praças, alamedas e calçadões. Desta vez, a área contemplada com serviços de recuperação e manutenção é Praça da Bandeira.

Deixada de lado por gestões anteriores, a praça localizada no bairro São José, está recebendo reparos para ficar mais atraente e segura para quem usufrui do seu espaço para lazer, atividades lúdicas e até mesmo para apreciar um dos admiráveis cartões postais da capital sergipana. Ela se junta a mais de 30 praças já foram beneficiadas com serviços de recuperação e manutenção dos equipamentos de lazer.

Depois de constatada a necessidade de melhorias por conta dos desníveis e alguns trechos desgastados, a empresa municipal concentrou-se em trabalhar na área interna da praça como: corredores, jardins e outros locais no interior da praça, além de contemplar o paisagismo e corrigir as irregularidades do pavimento, pintura de bancos, muretas dos jardins e outros equipamentos.

Nova técnica comprova qualidade e resistência 

Completado um ano da aplicação do novo pavimento na área ao redor da Praça da Bandeira, o revestimento se mostrou mais resistente e com maior qualidade do que o antigo piso. Além das características mais consistentes, o conjunto de cores e a composição beneficiam as pessoas portadoras de deficiência e proporcionam mais acessibilidade. A substituição das pedras portuguesas por uma camada asfáltica passou a evitar gastos com manutenção recorrente com a troca das pedras portuguesas, em virtude de ser um material com maior facilidade de decomposição.

Opinião Pública

A atual recuperação já está agradando quem desfruta da praça. É o caso de Tereza Guadalupe. Para ela a manutenção da praça vem em boa hora. "Essa é uma das principais e mais antigas praças de Aracaju e estava realmente precisando de uma restauração. A troca do piso já tinha dado um melhor aspecto e com esses novos serviços de manutenção só tende a melhorar. Eu venho aqui algumas vezes e já estou vendo uma melhora no visual e na estrutura daqui", descreve.

Para Alex Lima, que tem um comércio no local. "Com essa reforma vai ficar bem bacana. A paisagem vai ficar mais bonita e vai dar mais prazer em trabalhar aqui", comenta.

Comemoração

Por respeito a uma data bastante significativa no calendário nacional, quando no próximo dia 19 de novembro se comemorado o Dia da Bandeira Nacional, a PMA respeitará um dos símbolos do Brasil e respeitará a tradição, realizando o hasteamento da Bandeira do Brasil.