Fundat participa de ação social no bairro Soledade

Formação para o Trabalho
16/11/2015 12h16

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), engajou-se em mais um projeto de responsabilidade social. Desta vez, a Fundação fez parte do time de parceiros do "Movimento Solidário", evento idealizado pelo Instituto G.Barbosa (IGB) e destinado a promover ações ligadas à saúde, educação, cultura e lazer. A iniciativa aconteceu no último sábado, 14, das 9h às 17h, na Escola Municipal Deputado Jaime Araújo, situada no bairro Soledade.

Para o vice-presidente do IGB, Fábio Oliveira, é satisfatório encerrar o ano ao lado de instituições dispostas a colaborar com a realização de um projeto que beneficia a vida de moradores de um bairro carente. Ele também ressaltou a relevância da participação da Fundat nesta edição do evento. "Mostrou-se uma parceira especial, porque trouxe muitos outros serviços e possui o compromisso com essa comunidade", diz Fábio, destacando a semelhança entre as duas organizações no que tange o envolvimento com atividades de cunho social.  

Na ocasião, a Fundat ofereceu os serviços de cadastro de currículo, expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de realizar uma oficina de Orientação Profissional e Elaboração de Currículo. Segundo a coordenadora da Agência do Trabalhador, Sheila Monteiro, é recompensador atuar em um setor que lida diariamente com o público e proporciona oportunidades de encaminhamento ao mercado de trabalho.

"É muito gratificante quando as empresas percebem que a Fundat tem esses serviços para oferecer às comunidades. O nosso intuito é trazê-los para uma população que não tem acesso a eles, porque, muitas vezes, por exemplo, eles não têm o valor da passagem de ônibus para ir até a Fundação retirar a Carteira de Trabalho", explica Sheila.

Servindo ao público

Com apenas 17 anos e cursando o Ensino Médio, a estudante Amanda Melo almeja crescer profissionalmente e conquistar uma carreira de sucesso. "Vim tirar Carteira de Trabalho para conseguir um emprego, agora que já estou acabando o Ensino Médio e aproveitei para cadastrar o currículo", conta Amanda, salientando a importância dos cursos da Fundat para alcançar um conhecimento mais avançado.   

Já Raquel Nascimento pretende iniciar a jornada profissional trabalhando como Jovem Aprendiz. Para isso, ela deu o pontapé inicial cadastrando o currículo e dando entrada na CTPS. "Nem todo mundo tem a oportunidade de fazer a carteira, tem dinheiro para pegar ônibus ou pagar taxa. Então, pra gente, isso é muito importante. Não tem desculpa de a pessoa não fazer, porque está no mesmo bairro", afirma Raquel.

Mesmo com pouca idade, a estudante Flávia Alves, de 15 anos, compreende a necessidade de obter o documento essencial para ingressar no mercado de trabalho. Ela também acentua a importância do evento ocorrido na escola onde estuda. "Estou achando legal, porque todos moram aqui e tudo o que a gente precisa tem aqui. É ótimo para mim e para todos", comenta Flávia.