Prefeitura de Aracaju realiza solenidade em homenagem ao Dia da Bandeira

Agência Aracaju de Notícias
19/11/2015 16h23

Comemorando o Dia da Bandeira, a Prefeitura de Aracaju realizou hoje, 19, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o hasteamento do símbolo maior da pátria brasileira. Durante a cerimônia o prefeito da capital, João Alves Filho, hasteou a bandeira do Brasil e o vice-prefeito, José Carlos Machado a do Mercosul. A secretária do Governo Marlene Alves Calumby e o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão Igor Albuquerque, içaram as bandeiras de Sergipe e de Aracaju, respectivamente, com Hino Nacional orquestrado pela banda marcial da EMEF Olga Benário.

O prefeito João Alves Filho reforçou a importância de celebrar, juntamente aos servidores municipais, um dia histórico como o da Bandeira. "Construímos a pátria com muito sacrifício dos nossos ancestrais que lutaram bravamente na construção do nosso país. A bandeira é o símbolo nacional que nos une e é preciso que a valorizemos. Todos os países civilizados fazem isso. O Brasil está negligenciando esses símbolos, principalmente em não dar valor os heróis da nação que ajudaram a construir o país da melhor forma. O Dia da Bandeira é fundamental e serve para nos lembrarmos da história brasileira", destacou.

Durante a solenidade de hasteamento o prefeito de Aracaju entregou a professora Maria Ermínia Caldas a Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa, destinada aos grandes nomes que contribuem com a educação e a cultura sergipana.

A secretária do Governo declarou que João Alves foi extremamente feliz na escolha da professora Maria Ermínia para receber a justa homenagem. "Para quem labuta na educação, ela é o símbolo da moral e do civismo brasileiro. Muitas gerações aprenderam com ela e se hoje não exercem o papel cidadão de forma correta é que lamentavelmente não souberam aproveitar todo o ensinamento que ele forneceu. Homenagear a professora Maria Ermínia Caldas no Dia da Bandeira é o reconhecimento do trabalho de uma vida", enfatizou Marlene Calumby.

Emocionada, a homenageada disse humildemente que não merecia receber tão honraria e agradeceu ao prefeito de Aracaju pela escolha. "Não sei se mereço tal homenagem, mas agradeço imensamente ao prefeito João Alves e todos os seus secretários por terem lembrado de mim. Há 34 anos dirigi a Coordenação Moral e Cívica no estado de Sergipe e todos os anos comemorávamos o Dia da Bandeira  em todo o Estado, transmitindo uma mensagem de civismo e patriotismo para a população".

O coral Cantoria composto por servidores Municipais entoou o Hino da Bandeira acompanhado por Guardas Municipais, Agentes de Trânsito da SMTT e por atletas que são atendidos pelo Programa Bolsa atleta da Prefeitura de Aracaju.