Biblioteca Ivone de Menezes desenvolve trabalho intensivo em parceria com unidades de ensino

Cultura
25/11/2015 15h47

Conhecer para praticar. É pensando nisso que a unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, Biblioteca Ivone de Menezes, iniciou este ano um novo método para atrair público e conscientizar a população sobre o valor e a gama de serviços ofertados pela biblioteca. Em parceria com dezenas de unidades de ensino, a Ivone de Menezes vem desenvolvendo várias atividades que funcionam como um incentivo à prática da leitura.

Telma Santos, coordenadora da unidade, explica que antes o trabalho era focado em algumas turmas ou grupo de alunos. Neste ano, foi proposto às unidades de ensino que o trabalho fosse realizado em toda a escola, atingindo assim um número maior de alunos. “A intenção do projeto é mostrar que a biblioteca não se limita apenas à sala que tem livros. Aqui nós temos ambientes que vão desde a própria leitura, como também ambientes de lazer”, falou.

O resultado positivo pode ser visto no aumento do número de leitores e nas visitas de escola como a EMEI João Batista Dantas, localizada no bairro Santa Maria. Coordenados pela educadora Juliana Brito, os pequenos, com idade entre quatro e seis anos de idade, passarão a semana indo à biblioteca a fim de conhecer toda a estrutura e as atividades ofertadas.

Segundo a educadora, o projeto de incentivo à prática da leitura é realizado durante todo o ano na própria escola, que conta com alternativas como essa para fortalecer a ideia. “Quando o aluno sai da escola para um ambiente que respira o mesmo ar que ele está habituado, passa segurança para ele. Unir nosso projeto à Ivone faz com que o incentivo aos pequenos só aumente”, disse.

As crianças participaram de atividades como contação de história e conheceram espaços ainda pouco explorados pela comunidade, a exemplo do memorial da patrona Ivone de Menezes, que reúne peças de artesanato e mobiliário que pertenceram à mesma,  além de conhecerem as salas de leitura, os acervos infantis e adulto e a Galeria dos Escritores. No final da visita a petizada foi encerrada no espaço externo, onde os pequenos puderam ler livros ao ar livre.

A Biblioteca Ivone de Menezes realizada dezenas de atividades voltadas para o incentivo da crianças e do adolescente, não somente na leitura, mas na área da cultura, incluindo a música e o teatro. Interessados em agendar visitas devem entrar em contato através do número 3179-6411.