Programas da SMS levam serviços de saúde para moradores do Jardim Centenário

Saúde
26/11/2015 08h53

Na noite desta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos Programas Redução de Danos (PRD), DST/Aids, Saúde do Homem, Consultório na Rua e da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, realizou diversos serviços de saúde para cerca de 60 moradores do bairro Jardim Centenário. O objetivo da ação é atrair a população que não procura a unidade de saúde para receber atendimento. Foram realizados 198 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de vacinação de tétano e hepatite, verificação de glicemia e orientações sobre os cuidados com a saúde.

De acordo com o coordenador do Programa Redução de Danos (PRD), Wagner Mendonça, o programa tem incrementado as ofertadas de saúde e levado mais assistência aos moradores através dos parceiros da SMS. “Nós entendemos a dificuldade de ir à unidade, às vezes por conta do horário ou por ter resistência de ir até ela. Quando fazemos uma ação como essa, a gente aproxima as pessoas e traz essas ofertas num local diferenciado, num horário diferenciado e de uma maneira diferenciada. O Consultório na Rua também veio trabalhar com a arte e fazer atividades bem dinâmicas para eles”, informou.    

A gerente da Unidade Onésimo Pinto, Jamile Rosa dos Santos, explica que alguns profissionais da unidade participaram da ação. “A equipe da unidade e a apoiadora da região também participaram. Essas pessoas não são um público que procuram à unidade de saúde e essa é uma forma de abrir às portas para procurar os nossos serviços dentro da unidade. Com a parceria com outros programas fica mais fácil de atrair essas pessoas”, afirmou.

Aprovação da População

Marcelo dos Santos é morador do bairro e aprovou a iniciativa da SMS. “Eu achei essa ação muito importante, pois já tem mais de vinte anos que não procuro um médico, parece até mentira, mas eu estava muito descuidado com a saúde. Eu fui convidado pela unidade de saúde e não me arrependi de ter vindo. Essa atividade serviu para me alertar e me cuidar. Realizei todos os serviços que eles ofereceram e saio daqui com a consciência tranquila”, destacou.

“Eu vendo churrasquinho aqui na praça do bairro e conheço várias pessoas, então ajudei os profissionais a chamar as pessoas e convidar para participar da ação. Eles fazem um trabalho importante, pois essas pessoas precisam dos serviços que foram ofertados e o cuidado com a saúde é muito importante”, disse Antônio Ricardo, conhecido pela população como “Bala”.

Aline dos Santos Domingos afirma que os profissionais orientam exatamente as pessoas estão com maiores riscos à saúde. “Muitas pessoas aqui fumam e eles orientam que não é bom compartilhar com os outros, pois pode transmitir doença. Eu aproveitei para cuidar da minha saúde e tirei algumas dúvidas que eu tinha com esses profissionais. Por isso eu gostei muito dessas atividades, principalmente das vacinas, pois estava com muitas atrasadas”, informou.