CadÚnico e Bolsa Família são temas de capacitação

Assistência Social e Cidadania
30/11/2015 17h12

A fim de capacitar os entrevistadores do Cadastro Único de Programas Sociais de Aracaju, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) participa, até a próxima semana, de uma capacitação sobre a Gestão do Programa Bolsa Família e do CadÚnico, no Hotel Orion, localizado na Orla da Atalaia. Cerca de 20 cadastradores que executam o serviço em 17 pontos da capital sergipana serão capacitados.

O evento tem como objetivo mostrar aos profissionais a correta utilização dos sistemas, principalmente no que se refere ao modo de acompanhamento familiar para beneficiários que não estejam cumprindo as condicionalidades do programa. Em Aracaju, cerca de 40 mil famílias recebem o Bolsa Família, um dos encaminhamentos do CadÚnico.  

“O objetivo é aprimorar os conhecimentos para qualificar o atendimento no CadÚnico. Essa é uma capacitação promovida pelo Governo do Estado porque é ele quem tem o papel de capacitar os municípios na gestão do bolsa-família.  Nós temos hoje aqui cadastradores de todos os municípios e também estamos atuando como instrutores”, destaca a gerente do Bolsa-Família em Aracaju, Yolanda Oliveira.

Nesta segunda, 30, início de curso, os cadastradores desenvolveram um pacto de trabalho com foco na assiduidade e compromisso da turma. A certificação dos envolvidos na qualificação estará atrelada a 100% da frequência e a uma avaliação que será aplicada ao final do curso para analisar a retenção de conteúdo pelos participantes.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda e permite conhecer a realidade socioeconômica destas famílias, trazendo informações sobre o núcleo familiar, características de domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada membro da família. O Cadúnico garante o acesso aos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, isenção de taxa em concursos públicos, dentre outros benefícios.