Tem início capacitação de conselheiros tutelares

Assistência Social e Cidadania
30/11/2015 18h10

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracaju deu início a uma capacitação para os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016/2019 que atuarão nos seis Distritos da capital sergipana e seus respectivos suplentes. Com carga horária de 40 horas, o evento acontece no auditório do Celi Praia Hotel e segue até o dia 11 de dezembro.

A capacitação abordará temas referentes à Lei Federal nº8.069/90 (ECA), direitos fundamentais das crianças e do adolescentes, relações interpessoais, mediação de conflitos, competências do Conselheiro Tutelar, como funciona a rede de garantia de direitos, dentre outros assuntos.

“A capacitação será fundamental para a atuação dos novos conselheiros tutelares e também para os reeleitos. O compromisso e responsabilidade deles com esta função é muito importante. O aprendizado é importante para todos. Nós sabemos que aprendemos com as experiências, mas também temos que conhecer as leis”, frisou a presidente do CMDCA de Aracaju, Ana Lúcia Santana.

Abertura

Durante a abertura da capacitação, a assessora para assuntos governamentais, Josilda Monteiro, representante da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social no evento, destacou o apoio do órgão aos trabalhos executados nos Conselhos Tutelares da capital.  

“Sabemos o quanto é importante essa capacitação para os conselheiros e esperamos que eles adquiram bastante conhecimento. Esta secretaria está de portas abertas para dar toda a estrutura necessária à realização do trabalho do conselheiro tutelar”, destacou Monteiro.

Para o conselheiro Alváro da Saúde, eleito pela primeira vez para atuação no 3º Distrito, a capacitação é imprescindível para exercer a função. “É importante para que possamos ampliar nossos conhecimentos, principalmente em relação às leis, além de tratar de situações práticas”, disse.

Já a suplente Tâmara Cristina, que vislumbrava uma vaga no 2º Distrito, destaca a importância da capacitação para todos. “Fui para a eleição pela primeira vez e fui muito bem votada, mas sou suplente e achei muito bom quando fomos convidados para a capacitação. Para quem ama essa área, como eu, aprender mais sobre as leis de proteção da criança e do adolescente é maravilhoso. Gostaria que a função do conselheiro fosse ampliada”, comentou.