Pesquisa no bairro Santos Dumont aprimora trabalho executado no âmbito da qualificação

Formação para o Trabalho
20/01/2016 17h32

Nos dias 22 e 29 de dezembro de 2015 e nos dias 4, 5 e 7 de janeiro de 2016, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão técnico responsável pela execução da política pública de formação profissional no município de Aracaju - realizou uma pesquisa com proprietários de 71 empresas do bairro Santos Dumont. O estudo teve como meta principal avaliar quais os cursos de maior interesse para os empresários e funcionários, visando à capacitação dos cidadãos e à melhoria da gestão empreendedora naquela região.

A pesquisa foi conduzida através de um questionário e aplicada aos proprietários e gestores, para que fossem preenchidos os seguintes campos: identificação do ramo de atuação da empresa; o grau de escolaridade dos gestores e funcionários; os cursos mais desejados; e a preferência de horário para as aulas. As cinco atividades econômicas mais desempenhas pelas empresas participantes foram: Comércio de Vestuário (19); Comércio de Alimentos e Bebidas (13); Serviços de Embelezamento (5); Material de Construção (4); e Comércio de Utilidades (3).

Para os gestores, cinco tipos de cursos estiveram entre os mais solicitados: Introdução à Administração Financeira e Fluxo de Caixa; Técnicas em Vendas; Plano de Negócio; Análise e Planejamento Financeiro; e Formatação do Preço de Venda. Já para os funcionários, os cinco cursos mais requisitados foram os de: Auxiliar Administrativo; Técnicas em Vendas; Auxiliar de Contabilidade; Informática Avançada; e Atendimento com Qualidade.

Em 93,3% das oportunidades, o turno da noite foi o preferido para a realização das qualificações destinadas aos proprietários, seguido do período da tarde (5%) e da manhã (1,7%). Para os funcionários, a solicitação do horário noturno também foi o mais bem visto, em 87% das vezes, seguido do vespertino (8,7%) e do matutino (4,3%). Quanto ao grau de escolaridade, a maior frequência entre os empresários e gestores foi o Ensino Médio Completo (51,9%), repetindo-se a tendência em relação aos funcionários (68,4%).

Cate

Vale lembrar que é ali, no bairro Santos Dumont (Rua Serafim Bonfim, nº 268), que a Fundat mantém, desde outubro de 2014, o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate). No local, é possível cadastrar o currículo na Agência do Trabalhador, emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), formalizar-se como Microempreendedor Individual (MEI) ou, ainda, solicitar as diligências prévias obrigatórias para a abertura de pequenos negócios.