Exposição no Mirante da 13 de Julho resgata a história do Carnaval

Cultura
02/02/2016 17h43

Até o dia 29 deste mês, o público poderá visitar a exposição “Milênios de Folia”, que se encontra exposta no Mirante da 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O público conhecerá a história do Carnaval, desde a sua origem à nossa atualidade, e as várias formas de manifestações no mundo e no Brasil. A mostra poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sábado.

Textos e fotografias detalham as várias fases do Carnaval. Relata a sua origem, o uso de máscaras, adereços, cânticos e fartos banquetes ainda na antiguidade. O contraste entre a igreja e a “folia”, também está destacado na exposição. 

Na viagem histórica, a mostra faz referência ao Brasil, ou melhor, ao país de muitos "carnavais”. O carnaval no Brasil é visualizado de diversas formas, a depender da região. Passando pela Bahia, a exposição denota a origem do trio elétrico, iniciado com Dodô e Osmar. Quanto ao Carnaval em Pernambuco, o forte destaque está no frevo, lembrando que o ritmo surgiu a partir da mistura de diversos gêneros musicais, a exemplo da marcha, maxixe e os passos inspirados na capoeira, inseridos em outros ritmos da dança variadas.

Os bonecos gigantes também  são destaque como peças fundamentais, que acompanham os blocos carnavalescos. Partindo para Maranhão, a marca registrada está no fofão, tambor de criola e boi do Carnaval (Bumba-meu-boi).

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.