Urbanização da Praia Formosa ganha forma e segue para a reta final

Infraestrutura
03/02/2016 12h37

Um local que antes apresentava perigo aos moradores e transeuntes da avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho,  na área onde a Prefeitura já construiu a balaustrada com  seis espigões próximos ao estuário do Rio Poxim, agora está sendo urbanizada. Através de um moderno projeto arquitetônico diferenciado, que abrange cerca de 20 mil metros quadrados e engloba, além da construção da praça, a integração com um posto policial e diversos elementos urbanos e paisagísticos, o local está ganhando um novo cartão-postal.

O espaço vai permitir, além da integração física, elementos contemplativos. Os frequentadores do espaço também terão acesso a Internet gratuita, através de pontos com Wi-Fi espalhados em locais estratégicos. A urbanização conta com espelho e túnel d'água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado.

Também está sendo construído um mirante que terá teto com vegetação de gramíneas verdes e dois quiosques, dobrando a área de uso e ampliando as possibilidades de lazer. Outros quatro quiosques serão construídos na área central da Praia Formosa. O píer também será outra possibilidade de contemplar, tanto a área construída, quanto o leito do Rio Poxim.

Cronograma

Orçada em R$ 4 milhões, com recursos próprios, a obra começa a entrar da fase de construção de estruturas verticais e segue conforme o ritmo planejado pelos fiscais e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da empresa contratada para executar a obra, que avaliam prioridades na celeridade, atendendo a legislação vigente e os critérios técnicos

Iluminação

A iluminação do local terá duas novidades: a primeira é que lâmpadas de LED serão utilizadas em toda a extensão, deixando o local mais iluminado e com um aspecto ainda mais belo. Outra novidade da obra é que haverá aparelhos que irão aproveitar a luz do sol e transformá-la em energia, diminuindo os custos com iluminação e atendendo aos critérios de sustentabilidade.