Força tarefa intensifica ações contra o Aedes aegypti no final de semana

Saúde
04/02/2016 09h05

Para intensificar ainda mais as ações de combate ao Aedes aegypti na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju tem realizado ações de Força Tarefa todos os sábados. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, além dessas ações, que a cada semana se concentram em um bairro, trabalham de segunda a sexta-feira em toda a cidade eliminando os focos do mosquito e orientando a população. Ao todo, a SMS possui 243 agentes de Endemias e 840 Comunitários de Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, Taíse Cavalcante, a força tarefa é sempre uma intensificação, mas não é o único trabalho que os agentes realizam. "Nos dias de sábado a Prefeitura de Aracaju paga a mais para os agentes trabalharem nas ruas combatendo o mosquito, mas durante a semana eles realizam o trabalho normalmente em todos os bairros. É importante ressaltar que as forças tarefas são realizadas com 133 pessoas, sendo que 50 são agentes de Endemias, 50 agentes Comunitários de Saúde e 33 homens do Exército. Porém, durante a semana, o trabalho é realizado por todos os agentes de Endemias da capital, que atualmente são 243", informa.

A coordenadora ainda ressalta que em dezembro de 2015, após situação de Emergência em Saúde Pública decretada pela Prefeitura de Aracaju, foram convocados os agentes Comunitários de Saúde para auxiliar no trabalho de combate ao mosquito. "Essa convocação dos agentes de saúde foi idealizada a partir da portaria do Ministério da Saúde nº 2121 do dia 18 de dezembro, que decretou que em caso de emergência, os agentes comunitários devem trabalhar juntos com os de Endemias na eliminação dos focos do Aedes aegypti. Após este decreto, eles começaram a trabalhar um dia na semana, e a partir do mês de janeiro, o agentes Comunitários de Saúde começaram a engrossar o combate ao mosquito, três dias na semana", ressalta.  

A Secretaria Municipal da Saúde possui 840 agentes Comunitários de Saúde e todos foram convocados para atuar nesse combate. Durante o mês de dezembro as ações de campo - desenvolvidas pelos Agentes de Endemias, de Saúde e soldados do Exército - resultaram em 58.566 visitas e, no mês de janeiro, foram realizadas 158.686 visitas.

Esta semana excepcionalmente a força tarefa acontecerá na sexta, 5, devido aos festejos de Carnaval. Desde a segunda, 1º de fevereiro, que agentes de Endemias e de Saúde estão intensificando as ações na Atalaia, juntamente com os 33 homens designados pelo Exército, para reforçarem o combate ao Aedes aegypti.