Polícia Federal concede porte de pistolas e espingardas para a Guarda Municipal de Aracaju

Guarda Municipal
04/02/2016 13h46

O dia 3 de fevereiro de 2016 ficará marcado como um dia histórico para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Nessa data, foi  assinado o convênio entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Polícia Federal (PF) que prevê a renovação do porte de armas de fogo de repetição para integrantes da Guarda Municipal e a autorização do porte de armas semi automáticas como pistolas calibre 380 e armas longas calibre 12mm.
 
O prefeito João Alves Filho e o superintendente da Polícia Federal no estado, José Grivaldo de Andrade, assinaram o convênio numa cerimônia que contou também com as presenças do vice-prefeito, José Carlos Machado, de representantes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Federal. Na ocasião, o prefeito agradeceu pela disponibilidade e prestatividade da PF nas questões que envolvem a Prefeitura de Aracaju. “Gostaria de registrar de forma oficial minha admiração pela Polícia Federal, em especial à Superintendência Regional em Sergipe, pelo apoio irrestrito que tem dado à Prefeitura de Aracaju nas questões que envolvem a Guarda Municipal, principalmente na liberação para o uso desses armamentos tão importantes para o crescimento da instituição, o enfrentamento à criminalidade e, consequentemente, para a segurança da população”, destacou o prefeito.
 
A Guarda Municipal de Aracaju, que já é uma referência no Nordeste, será uma das mais equipadas do país após a chegada desses armamentos. De acordo com o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, esse sonho antigo da corporação só foi possível graças ao empenho direto do prefeito João Alves que, desde o início de sua gestão à frente da PMA, vinha buscando os meios necessários para a efetivação do convênio. “O prefeito e a secretária Georlize são defensores de que a Guarda Municipal de Aracaju tenha esse grande avanço, esse reconhecimento da sociedade, integrando-se cada vez mais às demais forças de segurança pública. O que permitiu que lográssemos êxito nesse convênio, indubitavelmente foi o grande entrosamento do prefeito e da secretária com a Polícia Federal. Essa renovação do convênio mostra a credibilidade que a GMA tem perante a Superintendência da Polícia Federal em Sergipe, órgão fiscalizador e autorizador da concessão do porte de arma. É indubitável que essa gestão deixará esse grande legado de capacitação, reconhecimento, valorização e crescimento. É um avanço extremamente significativo para a instituição”, afirmou Enilson. 
 
A modernização dos armamentos letais utilizados pela Guarda Municipal de Aracaju acompanha o crescimento da instituição e as novas atribuições advindas com a implementação da Lei 13.022 de agosto de 2014. A capacitação para o uso desses armamentos deverá acontecer ainda em 2016. “Em curto e médio espaço de tempo os integrantes da corporação estarão habilitados a utilizar esses novos equipamentos que a Prefeitura Municipal de Aracaju irá adquirir. O plano de curso já está formatado, até porque foi uma das exigências da Polícia Federal para a concessão do porte, e o curso acontecerá ainda este ano. Também já solicitamos à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania que deflagrasse o processo licitatório para a compra das pistolas e espingardas calibre 12mm com suas respectivas munições”, finalizou Enilson.