Centros de Especialidades Médicas registram mais de 112 mil atendimentos em 2015

Saúde
04/02/2016 13h41

Aracaju possui dois Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos e Cemar Augusto Franco) que, juntos, realizaram, efetivamente, 112.182 atendimentos em 2015, nas mais diversas áreas. Porém, apesar de todas as campanhas divulgadas recentemente, o absenteísmo (não comparecimento aos procedimentos marcados) ainda é uma realidade dentro da Rede Municipal de Saúde, o que acaba por atrapalhar o fluxo de marcações de consultas e exames.

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada da Saúde de Aracaju, José Soares de Melo Neto, durante as campanhas de combate ao absenteísmo, notou-se uma diminuição desses casos, com o comparecimento das pessoas às Unidades de Saúde da Família (USFs) para confirmarem seus procedimentos, mas, no decorrer dos outros meses, as pessoas deixaram de comparecer aos seus compromissos de saúde.

“O absenteísmo é uma realidade na Rede Pública de Saúde. Existem pacientes que marcam seus procedimentos, mas não comparecem, nem ao menos avisam que faltarão. A cultura de achar que por ser público, não precisa justificar e dialogar quanto ao não comparecimento da marcação, acaba por gerar grandes filas e problemas para encaixar pacientes que realmente necessitam do atendimento. É preciso que os aracajuanos se conscientizem e compareçam aos atendimentos previamente marcados”, frisou Soares.

Em 2015, foram marcados 175.697 consultas e exames nos dois Centros de Especialidades Médicas de Aracaju, sendo que destes, 112.182 realizaram seus procedimentos, o que significa que 63.515 foram marcados, mas as pessoas não compareceram. “Estamos trabalhando também com as marcações sendo enviadas pelo celular dos pacientes, através de mensagem de SMS, porém, sabemos que muitas pessoas trocam de número de telefone e não comunicam o novo contato e isso também dificulta nosso processo. O paciente deve buscar na Unidade de Saúde de seu bairro, as informações quanto aos seus procedimentos marcados, repassando qualquer mudança quanto ao endereço e/ou telefone. É preciso manter esse diálogo com o profissional de saúde, esclarecendo quaisquer dúvidas”, pontuou Soares.