Programa Municipal de DST/Aids distribui preservativos no Rasgadinho

Saúde
06/02/2016 21h00

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, iniciaram na tarde deste sábado, 6, o trabalho de distribuição de preservativos masculinos e femininos durante o Rasgadinho, evento carnavalesco realizado em Aracaju. A estimativa é que até terça-feira, 9, sejam distribuídos mais de 23 mil preservativos, entre masculinos e femininos, além de seis mil unidades de gel lubrificante.

Segundo a referência técnica da DST/Aids, Marília Uchôa, a equipe é formada por quatro pessoas a cada dia, atuando no sábado, domingo e também na terça-feira durante a folia momesca. “A estimativa é distribuir, a cada dia, 7.200 preservativos masculinos, 500 femininos e dois mil géis lubrificantes. As equipes também estão explicando aos foliões que em caso de dúvidas se contraiu alguma doença sexualmente transmissível, pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para realizar os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite”, informou.

A equipe do Programa de Redução de Danos (PRD) também participou do evento para orientar os foliões sobre o uso de álcool e outras drogas durante o Carnaval. “As pessoas ainda têm muita rejeição quanto ao uso do preservativo, por isso que é importante orientar. Além da distribuição dos preservativos e géis, estamos alertando sobre o uso abusivo de álcool. Lembrando que esse trabalho que realizamos não é só durante as festas, mas esse período é sempre bom reforçar, pois o uso de álcool é frequente e as pessoas acabam relaxando quanto ao uso do preservativo”, explicou o redutor de Danos Chrystian Garcia.

O folião, André Souza, agradeceu a presença dos profissionais para receber o preservativo. “É sempre bom está numa festa onde podemos encontrar a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis”, disse.

Já Adriane Santos afirma que está preocupada com as formas de transmissão do Zika Vírus e prefere se proteger sempre. “Eu ouvi falar que o Zika também pode ser transmitido por relações sexuais, então, nada melhor do que se prevenir contra essa doença e também para evitar uma gravidez indesejada”, destacou.