Maria do Carmo cobra empenho da equipe no atendimento às famílias de baixa renda

Assistência Social e Cidadania
11/02/2016 16h36

A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, reuniu as coordenadoras dos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju, nesta quinta-feira, 11, e cobrou empenho da equipe no atendimento realizado nas unidades, principalmente para as famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Durante reunião ocorrida no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, a secretária destacou a importância de conhecer, pessoalmente, a realidade das famílias aracajuanas.

“É preciso entender que cada unidade dessa equivale a uma prefeitura no bairro, onde há um serviço essencial que é o de assistência social. As equipes precisam circular nas comunidades e ouvir as pessoas, visitar as casas e conhecer os problemas de perto. Esse levantamento criterioso é fundamental para que possamos dar assistência a quem realmente precisa”, ressaltou a secretária Maria do Carmo, enfatizando que cobrará o empenho de todos, tanto no levantamento de demandas, quanto na fiscalização de benefícios, como o auxílio-moradia.

Essa não é a primeira vez que a secretária cobra o comprometimento da equipe e uma atenção especial às famílias de baixa renda. Semanalmente, Maria do Carmo visita as unidades e faz observações sobre a importância de ampliar o acesso ao atendimento já realizado nos CRAS, inclusive no que se refere à inserção de novas atividades e projetos. “Estamos abrindo um novo ano que será diferente. Em 2016, precisamos melhorar o nosso atendimento e ampliar o número de famílias referenciadas nas unidades”, disse a secretária.

Os CRAS ofertam serviços da rede de Proteção Social Básica (PSB) em áreas de vulnerabilidade e risco social. Através das unidades, as famílias passam a ter acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), benefícios, programas de transferências de renda, cursos e oficinas.

Além da presença das coordenadoras das unidades, a reunião também contou com a participação da diretora de assistência social da Semfas, Ângela Acácia Ribeiro, e da coordenadora de PSB, Meilane Alves.