Reunião do “Projeto Vida no Trânsito” apresenta dados e planejamento para 2016

Saúde
14/04/2016 17h47

Contribuir para a promoção da paz no trânsito, a preservação da vida e a prevenção de acidentes também são ações priorizadas pela Prefeitura de Aracaju. Na tarde desta quinta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), promoveu uma reunião do Comitê Intersetorial do "Projeto Vida no Trânsito". O encontro, que foi realizado no auditório do SAMU do bairro Siqueira Campos, reuniu representantes dos órgãos envolvidos no projeto para realizar o planejamento de 2016 e apresentar os primeiros dados do Banco Integrado do Projeto Vida no Trânsito, que possui dados sobre a violência e acidentes no trânsito referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015.

Os órgãos envolvidos no Projeto Vida no Trânsito são: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Departamento de Trânsito do Estado de Sergipe (Detran), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

De acordo com a referência técnica do Nupeva, Lijane Oliveira, a reunião tem o objetivo de finalizar as discussões de planejamento deste ano, para dar início às atividades práticas do projeto. "Estamos apresentando ao comitê tudo o que já foi discutido e sugerido por todos os órgãos. Essa é a apresentação do plano que será executado durante este ano por todos os envolvidos no projeto".

As principais ações realizadas pelo projeto serão relacionadas aos fatores de risco identificados no banco de dados, que são: álcool, velocidade, problemas de infraestrutura e acidentes com motociclistas. Mas, outras ações pontuais também serão promovidas. A SMS montará um plano de ação em oito unidades de saúde. "Selecionamos as unidades que mais estão localizadas em áreas de risco. Mas também distribuiremos panfletos, além de realizar blitz educativas no trânsito. Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas, sejam em igrejas, escolas, universidades", acrescentou Lijane Oliveira.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde, Lidiane Gonçalves, o comitê fortalece o trabalho desenvolvido por todos os órgãos. "Nosso objetivo é prevenir e controlar os acidentes no trânsito, por isso que é importante todos os órgãos se engajaram nessas reuniões", ressaltou.

"Os órgãos envolvidos já fazem um trabalho muito bom de prevenção e de atenção às pessoas vítimas do trânsito, mas quando trabalhamos juntos, a gente trabalha melhor, pois vamos focar no que é específico para a nossa capital", destacou a analista de Situação em Saúde da SES, Patrícia Lima.

O representante da Sociedade Civil, Manoel Batista, explicou que é preciso tornar o trânsito mais acessível a todos. "Tanto os pedestres como os condutores de veículos em geral precisam ser conscientizados para que o trânsito seja mais agradável e coeso. Por isso que é preciso realizar educação no trânsito para todos", disse.

O Projeto Vida no Trânsito está presente em todas as capitais brasileiras e algumas cidades com mais de um milhão de habitantes, com o objetivo de subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.