Secretaria Municipal da Saúde e MP realizam ação conjunta no Santa Maria

Saúde
29/04/2016 15h15

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram na manhã desta sexta-feira, 29, uma ação conjunta no bairro Santa Maria. Cerca de 30 agentes de Endemias e de Saúde visitaram casas, terrenos e estabelecimentos comerciais da localidade, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, além de orientar a população sobre as formas de combater o mosquito  transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Uma equipe de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também participou da ação, realizando a limpeza de um terreno onde havia acúmulo de lixo.

Para o promotor Antônio Forte, essa é uma parceria muito saudável que só traz benefícios para a população. “Viemos dar apoio ao trabalho da SMS e também queremos ouvir a comunidade. Para isso, nós trouxemos o Ônibus da Cidadania com nossos servidores para registrar as demandas da comunidade na área da saúde. Vale salientar que estamos no mesmo lado e lutamos pelo mesmo objetivo, ou seja, MP e Município unidos para prestar um serviço cada vez melhor para a população”. 

O secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, acompanhou de perto o trabalho dos agentes, inclusive fazendo visitas às residências, e ressaltou a importância da manutenção das ações da SMS. “O Programa de Controle do Aedes aegypti tem conseguido bons resultados com as ações que estão sendo desenvolvidas em toda a capital. É uma luta de todos, e a população também tem ajudado bastante, prova disso é o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa),  quando o índice de infestação geral  foi de 0,9, valor considerado como “baixo risco”, o menor já registrado nos últimos oito anos”.

Moradora do Santa Maria há 16 anos, dona Jociene Azevedo, recebeu de braços abertos os agentes e o secretário. “Acho muito importante essas visitas porque assim eles podem verificar se a minha casa está realmente livre de focos do mosquito. Eu tomo muito cuidado, mantenho minha caixa d'água fechada e creio que, por isso, ninguém aqui em casa ficou doente”. Questionada pelo secretário sobre o atendimento na Unidade de Saúde, ela discorreu: “Sou usuária da USF Celso Daniel e sempre sou muito bem atendida. Graças a Deus não tenho problemas de saúde, mas sempre que precisei ir à Unidade, eu recebi toda a atenção necessária”.

Aproveitando a oportunidade, o secretário também visitou duas Unidades de Saúde da Família (USF) do bairro: Celso Daniel e Osvaldo Leite. Acompanhado pela equipe do MP, Antônio Almeida conversou com usuários, com a apoiadora da região, Ruth Costa,  e com as gerentes das Unidades. “Mesmo diante do cenário de crise que assola todo o país, a Prefeitura de Aracaju não tem medido esforços para sanar os problemas de todas as Unidades de Saúde. Tenho feito essas visitas justamente para ver de perto as necessidades de cada uma delas e buscar soluções para as dificuldades encontradas”, enfatizou.