Prefeitura de Aracaju inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Saúde
30/04/2016 13h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado, 30, a abertura oficial da campanha de Vacinação contra a Gripe no SAME - Lar de Idosos, no bairro Industrial. A abertura da campanha também teve a participação de grupos de capoeira de idosos do bairro e de Samba de Coco da Legião da Boa Vontade (LBV). Durante a abertura, o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, acompanhado do prefeito em exercício, José Carlos Machado, e da secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves , participaram do evento assistindo às apresentações e distribuindo kits de higiene para os idosos. A campanha segue até o dia 20 de maio, nas 43 unidades de saúde da capital, que estiveram abertas neste sábado das 8h às 17h e também durante toda a semana para imunizar o público-alvo contra a gripe.

Além da vacinação, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem realizaram aferição de pressão nos idosos assistidos pela unidade, que contou ainda com um médico para atendê-los. O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também entram no grupo prioritário, a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. Além das USFs, a vacina neste sábado estará disponível em estandes nos dois shoppings da capital. Nesses locais, a vacina atende aos grupos prioritários, exceto crianças.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, a meta em Aracaju é vacinar, até o final da campanha, 125 mil pessoas, sendo 25 mil durante este sábado. "Quem não conseguir comparecer hoje nos postos de saúde e nos dois shoppings, pode comparecer a partir de segunda em qualquer Unidade de Saúde. A vacina é segura e é essencial que o público alvo esteja imunizado. Nessa abertura, conseguimos atingir um grande número de idosos e todos eles se sentiram gratificados com essa ação que, além de trazer serviços de saúde, trouxe bastante alegria", destacou.  

Para Maria Crispina de Jesus, 92 anos, a vacinação é muito importante para cuidar da saúde. "Me senti muito feliz com esse evento de hoje, além de tomar essa vacina para não ficar gripada, me diverti bastante em ver tanta gente trazendo alegria para nós", falou emocionada.Já dona Valdice Oliveira dos Santos, 94 anos, que mora no SAME há três anos, todo ano toma a vacina da gripe. "Eu sou deficiente visual, mas mesmo sem ver as apresentações, dancei muito e tomei a vacina sem problema nenhum. Também fiquei muito feliz de receber esse brinde", disse.

Após a abertura da campanha, o secretário Antônio Almeida, a secretária Maria do Carmo e o prefeito em exercício José Carlos Machado percorram as Unidades de Saúde da Família João Cardoso e Hugo Gurgel para acompanhar a movimentação da Campanha de Vacinação nessas unidades. Antônio Almeida também percorreu durante o dia os dois stands de vacinação que foram instalados nos shoppings da capital.

O senhor Paulo Emílio Lacerda Mota aproveitou que foi fazer compras no shopping e tomou a vacina. "Eu já sou idoso e tenho mais de 60 anos, quando soube que aqui também vacinava, aproveitei logo, pois é muito rápido e tranquilo. Além de fazer compras, já saio prevenido da gripe", informou.

Nos CRAS

A campanha de vacinação contra a Influenza ganhará também reforço nos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana. É o que garante a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo do Nascimento Alves. Na próxima segunda-feira, 2, a secretária irá indicar que as equipes das unidades socioassistenciais mobilizem para a vacinação as famílias que são acompanhadas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, principalmente os grupos de crianças e idosos. "A partir de segunda, iremos convocar as coordenadoras para que mobilizem as famílias em prol da vacinação. As políticas públicas precisam trabalhar juntas e em rede, principalmente em casos com o da H1N1 e da microcefalia, por exemplo. Assim, podemos combater essas doenças. A prevenção é sempre o melhor caminho", destacou a secretária.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Débora Moura, destacou que as crianças a partir de 6 meses, que nunca foram imunizadas contra a Influenza, precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. "Aquelas crianças que foram vacinadas no ano passado, esse ano só recebem uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização".

Visita ao Nestor Piva

Aproveitando o momento de visita às Unidades de Saúde, o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, juntamente com o prefeito em exercício, José Carlos Machado, e com a secretária Maria do Carmo, também realizaram uma visita à Unidade de Pronto Atendimento Municipal Nestor Piva, localizada na Zona Norte da capital. O objetivo foi conhecer todas as instalações do hospital e verificar a futura sala de estabilização com seis novos leitos, que estão sendo instalados.