Machado e secretários acompanham o Dia D de Vacinação contra Gripe

Agência Aracaju de Notícias
30/04/2016 14h45

Neste sábado, 30 de abril, começou o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A abertura oficial da campanha, no âmbito municipal, aconteceu no SAME – Lar de Idosos, situado no Bairro Industrial. Além da vacinação, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem estiveram fazendo a aferição de pressão dos idosos assistidos pela entidade. Eles também contaram com um médico para atendê-los.

Ao mesmo tempo da abertura da campanha, as demais 43 unidades de saúde da capital estão funcionando, das 8h às 17h, para vacinar o público alvo - crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos e com comorbidades (com prescrição médica), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) contra a gripe, além da população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. E ainda podem contar com os estandes de vacinação nos shoppings Jardins e RioMar, onde equipes estarão imunizando o público alvo contra a gripe, exceto crianças, das 9h às 17h.

O prefeito em exercício, José Carlos Machado, acompanhou a abertura da campanha de vacinação contra gripe e também se vacinou. Ele enfatiza que o poder público não medirá esforços para alcançar a meta de vacinar 125 mil pessoas durante o período de vacinação. “A maior preocupação da atual gestão é de não medir esforços para atender e melhorar a qualidade de vida. Colocamos os 43 postos de saúde para cumprir a meta estabelecida. Pela determinação, seriedade da equipe, entusiasmo e elevado espírito público de nossos servidores não tenho dúvidas que iremos alcançar”, destaca.

O secretário municipal da Saúde, Antonio Saraiva, alerta a população sobre a finalidade da campanha. “Não podemos deixar que o vírus se espalhe, a população deve procurar uma das unidades de saúde e se imunizar. Deste modo estaremos reduzindo as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B”, endossa.

A secretária da Assistência Social e Família, Maria do Carmo Alves, também recebeu a vacina e reforça a importância de se vacinar. “É extremamente importante que seja feita a prevenção. É muito melhor você evitar a doença do que esperar adoecer para se cuidar. Portanto, a população deve procurar um dos 43 postos de saúde do município e levar suas crianças e idosos para se vacinar”, apela.

Segundo a coordenadora do programa de imunizações da secretaria municipal de Saúde, Débora Moura, existem alguns cuidados que as pessoas devem tomar antes de se vacinar. “Saber se tem alergia a ovo, se é doente crônico ou está com febre, pois seria uma contraindicação. Aqueles que estão com febre no momento da vacinação, a gente espera que eles adiem, uma vez que estamos em momento de viroses, e antes do término da campanha, eles podem voltar a comparecer a uma unidade de saúde”, detalha.

Visitas

Após a abertura da Campanha de vacinação, o prefeito em exercício, José Carlos Machado, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Antonio Saraiva, e da secretária da Assistência Social e Família, Maria do Carmo Alves, visitaram as Unidades de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, localizado no bairro Coroa do Meio, e Dona Jovem, situado no bairro Industrial, além da Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva para acompanhar a vacinação e o andamento dos serviços.