Mirante da 13 de Julho abre duas exposições essa semana

Cultura
19/05/2016 13h12

Na noite de ontem, 19, foi aberta, no Mirante da 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a exposição do artista plástico Silas da Conceição, intitulada "Paisagem de Sergipe". Junto a ela foi também reaberta ao público a exposição das Bandeiras que passou por uma reformulação e agora traz a história de cada uma.

Paisagens de Sergipe

O Mirante da 13 de Julho vem se afirmando como local não só de visitação turística, mas também como um espaço cultural. Diante disso, seus ambientes se transformam em lugar de disseminar diversos tipos da cultura sergipana e promoção dos artistas locais. Assumindo mais uma vez esse compromisso lança a exposição em parceira com a Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA-SE).

A mostra traz pinturas do artista plástico Silas Conceição que retrata em telas paisagens do cotidiano. "Eu tenho uma dedicação especial por paisagens e quem vier prestigiar a exposição irá encontrar uma mensagem de um contato mais direto com a natureza. Aproveito aqui para agradecer à Funcaju por nos oferecer um espaço e alimentar a artes no nosso estado", afirma.

Exposição das Bandeiras

Conhecer a história do Brasil, sem fugir à regra  de Sergipe, é possível por meio da exposição que se encontra instalada no Mirante da Treze de Julho. A história foi resgatada através de 12 bandeiras produzidas no país e em outros que influenciaram no percurso dos acontecimentos, junto a elas foi realizado um trabalho de reformulação e ampliação das informações.

Atualmente, é possível obter informações sobre a vigência de cada bandeira, a exemplo da "Cruz da Ordem de Cristo", o primeiro símbolo da história brasileira. A Cruz era pintada nas grandes navegações portuguesas. Também integra a exposição, a bandeira do Principado do Brasil, depois da chegada da família real ao nosso país. Na mostra, também estão em evidência as bandeiras que foram símbolos do Brasil, contando a sua história até chegarmos a bandeira que é utilizada na atualidade.

Os interessados em visitar o Mirante podem fazê-lo das 9h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 9h às 12h.