NPDOV realiza exibição de filmes para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Cultura
19/05/2016 13h49

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Coletivo Locomotiva e a Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (AUSMES), realizou, nos dias 18 e 19 de maio, exibições voltada para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial Primavera (Caps) de todo estado participaram das ações. Na Sala de Exibição Orlando Viera foram apresentados os curtas-metragens: "O Resto é Silêncio", "Príncipe de Fogo" e "Criaturas que Nasciam em Segredo", ainda  durante as atividades foi realizado um bate-papo e discussões sobre os filmes exibidos.

De acordo com Jéssica Fernandes, psicóloga, realizar essas ações é extremamente importante. "Ficamos muito felizes em trazer os usuários do CAPS para participar dessa ação, muitos deles nunca tiveram a oportunidade de entrar em um cinema, notamos a alegria no olhar de cada um", contou.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado 18 de maio de 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Para a diretora da unidade, Jade Moraes, essas ações servem para agregar valores. "Essa iniciativa serve para abrir os horizontes e proporcionar um novo momento, dando acesso à cultura e cinema de uma forma gratuita, o Centro Cultural está sempre de portas abertas para receber eventos como esse", finalizou.