Emef Carvalho Neto tem excelente estrutura garantindo bem-estar dos alunos

Educação
19/05/2016 16h17

As 73 escolas municipais da Educação de Aracaju estão em pleno funcionamento e a cada ano o número de matrículas só aumenta: 29.216 em 2014 para 29.834 em 2015 e este ano, cerca de 31 mil alunos estão estudando na rede com toda a segurança e conforto garantidos pela prefeitura de Aracaju que, por meio da secretaria municipal da Educação (Semed), tem como conceito de gestão a garantia de uma educação de qualidade.

Atualmente, cinco escolas - das 73 existentes - estão em processo de licitação para reforma, mas funcionando provisoriamente em prédios que oferecem estrutura de qualidade, conforto e segurança aos estudantes. É o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental da comunidade do bairro Industrial, a Emef Carvalho Neto, que funciona na Rua Boquim, Centro, do 1° ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite.

A equipe diretiva fala com orgulho da unidade provisória e afirma que tem excelente estrutura com ampla biblioteca, nove salas com móveis novos, a sala dos professores conta com espaço amplo e acolhedor, banheiros bem estruturados, área para a prática de esportes e refeitório com cozinha estruturada, garantindo refeição de qualidade para os estudantes. A diretora Ivanilda Barreto de Oliveira fala com orgulho da soma de esforços da gestão e da equipe diretiva para garantir o bem-estar dos estudantes.

"Estamos à espera da reforma do nosso prédio, mas apesar de não estarmos em nosso bairro, a verdade tem que ser dita: nossos estudantes estão muito bem aqui nesse prédio no centro, muito bem instalados. É preciso ressaltar que o que importa é o bem-estar das crianças e o rendimento deles continua bem. Estamos na expectativa para a reforma, mas não podemos reclamar de nada porque temos uma estrutura excelente. Os estudantes comentam que até gostam de estar no centro da cidade porque saem da comunidade", relata Ivanilda.

Transporte escolar

Para suprir a dificuldade de deslocamento, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibiliza transporte escolar nos três turnos (dois de manhã, três pela tarde e dois pela noite), todos com monitores, atendendo ao critério de conforto e segurança exigidos pela gestão da secretária da Educação Marcia Valéria Lira. 

Jacqueline Andrade da Silva é monitora dos estudantes da Emef nos turnos da manhã e tarde. Para ela, seu trabalho é uma importante medida de segurança. "Orientamos a colocarem o cinto, não ficarem em pé por conta de possíveis impactos dos veículos, não colocarem as cabeças nas janelas e garantimos que todos cheguem bem", explica.

A estudante de 13 anos, Bruna Thayssa, está no 6º ano e há quatro estuda na Carvalho Neto. "Eu estou muito bem aqui nessa escola, sei que não ficaremos sempre aqui porque a outra escola será reformada, mas gosto muito daqui. A gente vem de transporte é um momento bem legal porque conversamos, nos divertimos e a nossa monitora, tia Joselita, é muito carinhosa, como se fosse uma avó, o bom é que a gente chega pontualmente na escola", revela.

Licitação

Orçada em R$ 2,2 milhões, a licitação da Emef Carvalho Neto aconteceu dia 22 de janeiro deste ano, porém as empresas foram desclassificadas e tiveram prazo de oito dias para apresentação de novas propostas, que foram entregues à Emurb  no último dia 13 de abril. "Já existe uma empresa vencedora e o processo está na Emurb para homologação", informa o coordenador de Infraestrutura e edificações da secretaria municipal da Educação, André Mendonça.