Estudantes da rede municipal de Aracaju conduzirão Tocha Olímpica

Educação
23/05/2016 16h13

A prefeitura de Aracaju e a secretaria municipal da Educação - Semed - estão vibrando com mais uma conquista da educação municipal. Como reconhecimento pelo grande destaque no avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola Municipal de Ensino Fundamental, Emef Manoel Bomfim, foi escolhida pelo Ministério da Educação(MEC) para a condução da Tocha Olímpica, no próximo dia 28, que deverá ser feita por dois estudantes. Para isso, foi realizado um concurso interno, que seguiu todos os critérios estabelecidos pelo MEC, com o tema sobre as olimpíadas. As redações que mais se destacaram foram a de Mariana Larissa Pereira e Eduardo de Jesus Santana.

Para a secretária municipal da Educação de Aracaju, Márcia Valeria, a notícia foi recebida com muita alegria, sobretudo, por ser o reconhecimento de melhoria nos índices da educação e também porque os dois alunos passaram por teste de seleção.

"A escola foi referenciada pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo e os estudantes tiveram a capacidade de terem sido selecionados no concurso de redação, como reconhecimento de sua aprendizagem, com um prêmio que é a honra de conduzir a tocha, momento único da vida deles. Nossa escola é uma escola de aprender, então, o princípio da aprendizagem eu aprendo, os diretores das escolas também, bem como os professores e naturalmente os estudantes que são contemplados com esse novo aprender de nossa gestão. Eles entendem que trabalhamos para valorizá-los e respeitá-los e é isso que queremos deixar semeado e que, a partir daí, a gente colha os frutos permanentes dessa semeadura. Estamos muito orgulhosos e gratificados", explica.

O diretor da Emef Manoel Bomfim, Ramiro Nunes, enaltece o trabalho dos professores e estudantes. "Nós fizemos um concurso interno e pedimos para que os professores indicassem aqueles alunos que têm maior aptidão em redigir uma redação obedecendo os critérios determinados. Fico muito feliz com o reconhecimento porque, dessa forma, o aluno e o professor entendem que estão fazendo a coisa certa. Com todas as dificuldade que o país enfrenta no processo educacional, uma escola da rede pública alcançar bons resultados e com melhorias significativas como foi nos últimos anos, atesta que, primeiro, o processo de ensino-aprendizagem, que é o foco da escola, está sendo feito de forma adequada e os resultados provam isso. Eu, enquanto gestor, fico satisfeito em saber que eu estou contribuindo, que eu estou fazendo parte dessa história, mas o mérito todo é do aluno e do professor", ressalta.

EMOÇÃO

A estudante Mariana Larissa Pereira conta que está muito ansiosa como foi o processo seletivo e sobre oportunidade de conduzir a tocha. "Eu não senti dificuldade em fazer a redação porque eu estava atualizada sobre as notícias e o tema. Na redação inseri minhas críticas e sugestões para o Brasil, coloquei tudo o que sei. Estou muito ansiosa para conduzir a tocha, será um dia importante em minha vida. Uma grande responsabilidade representar meus colegas, minhas escola, meu município. Meus amigos estão vibrando e vou representá-los com muito orgulho", comenta.

O estudante Eduardo de Jesus Santana também fala da oportunidade. "Eu me preparei bastante para fazer a redação, tenho certa experiência, mas não imaginava que poderia conduzir a tocha. Estou muito alegre, minha família também. A expectativa para o dia é grande. Vai ser um momento único representar meu município", vibra.

Professora Aline foi a responsável pelo processo de seleção das redações. Ela explica que o sentimento é de satisfação. "Pelo contexto atual que a gente vive, é algo que traz um sentimento de esperança porque os próprios alunos se surpreendem, muitos deles acham que não têm o potencial para alcancar conquistas. Eles podem perceber que têm potencial para chegar a qualquer lugar que desejam", comemora.