SMS promove Blitz da Vacinação em parceria com SMTT e Embrapa

Saúde
24/05/2016 08h45

No final da tarde desta segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Embrapa, promoveram uma Blitz da Vacinação contra a Gripe Influenza. O objetivo do evento é conscientizar a população que faz parte do público-alvo da Campanha para tomar a vacina. Ao todo, foram realizadas 27 aferições de pressão arterial e 45 doses da vacina foram aplicadas.

A técnica de Enfermagem da SMS, Eliane Santana, explicou que a vacinação foi ofertada para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. "Estamos incentivando mais a população para que todos se conscientizem de que é preciso se proteger contra o H1N1, que é o vírus da gripe. A Secretaria está vindo até a população para ofertar esse serviço. Como estamos chegando no período de chuvas e a imunidade dos grupos prioritários fica mais baixa, é um período mais fácil de ser contaminado pela gripe".

Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, coronel Cruz, a iniciativa para esse evento acontecer partiu através de uma solicitação do secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida.

"Nós atendemos uma solicitação do secretário para sermos parceiros nessa ideia. A Embrapa contribuiu com a estrutura física e a divulgação, e nós da SMTT chamamos os idosos, gestantes e demais públicos-alvo da campanha que estavam conduzindo veículos próximo ao local do evento. Essa parceria é importante para facilitar o acesso das pessoas às vacinas, pois assim que a pessoa passa por aqui e faz parte do público-alvo, é só descer do veículo e tomar a vacina rapidamente".

O Grupo de Teatro "Cones" e os agentes da SMTT abordaram os condutores que passaram pela Avenida Beira-Mar conscientizando e oferecendo a vacina. O objetivo foi levar a campanha para mais perto da população, que é atendida de forma rápida e eficaz.

Dulce Regina tomou a vacina e afirmou que essa ideia de realizar a Blitz foi muito boa. "Eu estava sem tempo de procurar os postos de saúde e como eu trabalho na Embrapa e faço parte do público alvo, aproveitei essa ação de hoje para me vacinar. Parabenizo a quem teve essa excelente ideia que facilita a vida de muitas pessoas", informou.

Para Gicelmo Andrade, valeu a pena passar na Blitz da Vacinação para ficar protegido contra a gripe. "Estava passando de carro e fui informado que estava acontecendo essa vacinação. Foi bem rapidinho, nem deu para me atrapalhar a voltar para casa. Foi até bom, porque nesse período chuvoso é bom está protegido da gripe", disse.

Joel Sebastião trabalha na Embrapa e também faz parte do público-alvo da campanha. "Eu estava viajando e fiquei preocupado se chegaria a tempo de tomar essa vacina. Mas até que foi tranquilo, consegui chegar sem problema algum", destacou o trabalhador.

Fazem parte do público-alvo da campanha as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes com doenças crônicas. Além disso dos agentes prisionais, a população privada de liberdade e os indígenas.