Presidente da Fundat prestigia a I Exposição de Artes e Artesanato da Semfas

Formação para o Trabalho
24/05/2016 18h33

Na manhã desta terça-feira, 24, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, Gláucia Guerra, esteve presente na I Exposição de Artes e Artesanato, uma ação promovida pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), e realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo.

A ideia é reunir e divulgar o trabalho artesanal desenvolvido pela população assistida pelos serviços dos 15 Centros de Referência espalhados pela cidade. O evento também contou com aulas expositivas dos cursos de Ornamentação de Frutas e Legumes e Técnicas Básicas em Biscuit, ofertados pela Fundat, além da Oficina de Manicure realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Segundo a secretária da Semfas, Maria do Carmo, a exposição é uma forma de apresentar as peças de artesanato que são produzidas no dia-a-dia das pessoas que frequentam os Cras.

Para Gláucia Guerra, a iniciativa estimula a produção do artesanato e proporciona uma possibilidade de obter um retorno financeiro. "É fundamental importância tanto para os instrutores que podem mostrar o seu trabalho através das aulas, quanto para mostrar o trabalho produzido pelos alunos. Gera conhecimento, e, sobretudo, gera renda", afirma Gláucia Guerra.

Mais Renda

Maria Eulália Melo, de 51 anos, ficou muito satisfeita com o espaço concedido para a exibição dos seus produtos. "Veio a oportunidade, me lancei e gostei, porque para mim, o trabalho manual é maravilhoso", conta Maria Eulália, participante dos cursos da Fundat, ofertados no Cras do Bairro Coqueiral.

 "Vivo disso, criei meus quatro filhos com o artesanato" diz a artesã Maria Célia Alves, 65, que trabalha vendendo as peças artesanais que confecciona. "Onde eu chego eu ponho o meu artesanato, o meu diploma está nos dedos", comenta a artesã, ressaltando a importância dos cursos da Fundat para o aprimoramento da sua produção.