SMS participa da ação do Ministério da Saúde que traz jogo “Zika Zero”

Saúde
27/05/2016 14h06

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando da ação do Ministério da Saúde, que visa a ensinar de forma lúdica como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O jogo chamado "Zika Zero" é um brinquedo com água (Aquaplay) que foi montado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 27, no Mercado Municipal de Aracaju. A ação acontece até este sábado, 28, das 8h às 17h.

Aracaju é a segunda capital do Nordeste a receber o jogo que pode ser utilizado por crianças e adultos. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Raulinna Gomes, essa ação do Ministério da Saúde fortalece ainda mais o combate ao mosquito. "Aracaju e as demais capitais do Nordeste foram escolhidas para receber esse jogo por causa do alto número de crianças com Microcefalia na região Nordeste relacionadas com o Zíka Vírus. Em Aracaju, esse número vem diminuindo comparado ao ano passado, mas é preciso continuar alertando a população. Esse brinquedo traz de forma lúdica e divertida a importância de cada um fazer a sua parte para eliminar o mosquito", informa.

No brinquedo de mais de 2 metros de altura, que tem uma bolha gigante com água, o jogador precisa matar as larvas do mosquito, representado por bolinhas brancas, e não deixar o vetor nascer. Cada larva lançada na lixeira soma um ponto.

Para a supervisora de Endemias da SMS, Ademilde Figueiredo, os agentes de Endemias estão dando um suporte a ação, para tirar dúvidas da população e orientar sobre a limpeza dos locais de proliferação. "As pessoas que estão comparecendo para jogar com esse brinquedo também ficam informadas sobre as formas de eliminação dentro de suas casas. Estamos percebendo uma boa adesão da população e até amanhã, esperamos que mais pessoas compareçam", destaca.

A brincadeira também ocorre na versão digital, em totens, e o resultado pode ser compartilhado nas redes sociais. Durante o jogo, informações sobre a prevenção ao mosquito aparecem na tela.